Achigã - Provavelmente o meu novo record

Sendo que por esta altura já é raro pescar ao achigã pelo facto de o tempo não convidar a tal e a actividade da espécie ser muito mais reduzida foi com grande agrado que consegui mais uma excelente captura de um "micropterus salmoides" de belo porte.
Pelo facto de o mar estar sem condições combinei com o Pedro Batalha e o Francisco Santos ir dar uma volta até ao campo, apanhar um bocado de ar e usufruir da beleza que esta pode proporcionar.
Dia frio, céu tapado e depois de alguns dias de chuva davam poucas expectativas de grande pescaria. Como a maior parte dos locais aqui na zona estão dizimados pela pesca irresponsável de "pescadores" que teimam em arrasar com tudo o que meche tivemos que andar muitos km´s para conseguir algum sossego e possibilidaes de alguma boa captura. Fomos até ao Alentejo e pelo caminho também aproveitámos para comer uns belas bifanas, beber umas cervejolas e meter a conversa em dia.
Quando chegámos ao local da pesca encontrámos a água algo acastanhada e uma ausência completa de actividade. Como pescámos dentro de água de imediato constatámos que a água estava gelada o que ainda deficultaria mais a possibilidade de capturas.
No meu caso escolhi uma pesca de fundo, bem lenta ou quase parada com vinis caçando nos cantos que achei poderem dar algum peixe. Foi desta forma que junto a uma árvore com pequenos toques consegui ferrar um excelente achigã que deu "água pela barbas" com uma luta dignissíma, levando fio sem parar, com cabeçadas brutais, tentando esconder-se em tudo quanto era estrutura que apanhou pelo caminho.
Para além desta captura senti apenas mais dois toques e o Pedro Batalha conseguiu uma captura de um exemplar na casa das 500g.
Como o achigã foi devolvido imediatamente a seguir às fotos não havia balança e fiquei sem saber o peso mais estimámos que poderia andar perto dos 3kg. Medi apenas com palmos e tinha 3 palmos meus que a 22cm cada palmo dá 66cm (o que é muito achigã).
Deixo-vos a fotos.



Cumprimentos
Sérgio Tente

2 Fazer comentário:

Ramón Montenegro disse...

Aúpa Sergio, vaya robalo guapo. Enhorabuena amigo y un fuerte abrazo. A seguir en la brecha.

Sérgio Tente disse...

Olá Ramon,

Muito obrigado!!

Grande abraço