Pesca ao Sargo - Galiza 2013

Como não podia deixar de acontecer este ano o pescatugateam organizou mais um saltinho a terras galegas para confraternizar e tentar apanhar uns sargos. Foi muito difícil reunir as condições mínimas e durou meses até arranjar uma data pois cada um de nós tem a sua vida e muitas vezes não se consegue arranjar disponibilidade que agrade a todos. Só foi possível arrancar-mos 3 e assim as despesas este ano custaram um bocadinho mais. Acabei por ir eu (Sérgio Tente), o Nuno Costa e o Francisco Santos.
Tendo sido a nossa jornada mais longa na Galiza foi sem duvida também a mais fraca em termos de peixe. Estivemos por lá 2 dias e meio e confesso que para além de ser sempre excelente estar com a rapaziada se ficou com uma certa desilusão no ar face às condições/ resultados das pescarias por lá realizadas.
Começámos de cima para baixo, ou seja, começámos pela Corunha e viemos acabar a Vigo. No primeiro dia condições de tempo complicadas com mar de 5/6 metros com bastante vento fizeram-nos recorrer a pesqueiros recuados que com estes temporais são propícias a fazer uns peixes. O mar estava lindo, azulão e muito oxigenado mas apesar de termos corrido vários locais o peixe teimava em não entrar tendo este primeiro dia apenas proporcionado alguns sargos que apesar de serem de um bom lote nem de perto nem de longe corresponderam às grandes expetativas que as condições das águas apresentavam. Ferrei neste dia o maior exemplar que por lá conseguir "pendurar" em todas as pescas que por lá fiz mas infelizmente não consegui arranjar maneiro de o tirar tendo este partido nas pedras, seria com certeza um sargo record para mim e estou convencido de ter à vontade mais de 2kg.
No segundo dia o mar caiu para cerca de 2/3 metros com o céu a abrir a mostrar águas muito abertas. Optámos por um doa pesqueiros que consideramos de elite e que já nos tinham dado grandes momentos de pesca e por incrível que pareça saiu 1 único sargo apanhado pelo Nuno e que foi o maior exemplar da digressão. Ainda voltámos a pesqueiros do dia anterior mas nada havia a fazer com o peixe a pura e simplesmente não estar lá proporcionando apenas mais duas ou três capturas.
Num ultimo folego já no ultimo dia foi agarrar nas pernas e toca a descer falésias o que mais uma vez não compensou. O mar estava mais uma vez com condições lindas mas o peixe que até foi aparecendo não estava em força e ainda para mais comia desconfiadíssimo.
Em suma e para além de termos passado uns dias muito agradáveis (tirando o frio de rachar e o vento cortante) fica a prova de que nem sempre se pode vir com pescarias de sonho, que apesar de continuar a ser um paraíso também tem os seus dias maus.
Em breve lá estaremos de novo.

Malpica

Pesqueiros de sonho


Um excelente exemplar do Nuno

Um bonito bodião ou pinto como chamam por lá


Um doa locais escolhidos 


Um belo lote do Nuno


Um local que deu algumas alegrias


Francisco Santos em ação de pesca


Nuno Costa em ação de pesca


O meu primeiro exemplar da digressão


O meu maior exemplar da digressão com a velhinha buffalo a portar-se ao mais alto nível


Dois belos sargos


A beleza natural em Malpica


Paisagens lindas e costa cheia de bom aspeto

 
No final vieram estes bonitos sargos até Santarém
 


Até à próxima
Sérgio Tente

19 Fazer comentário:

Os Pescas disse...

Belos sargos e belíssima zona.
Apesar de não ter sido o que esperavam, deu para apanharem uns grandes peixes. Parabens por isso.

Josiño disse...

Unha boa pesca de sargos sen dúbida. Está claro que soubestes dar con eles.
Noraboa e un saúdo.

ntyper disse...

Boas sergio ainda assim poucos mas bons e na companhia do pessoal vale sempre grande abraco para os tres aventureiros

Manuel Oliveira disse...

Boas tábuas, sim senhor, assim dá gosto...
Não foi a quantidade pretendida mas a qualidade é bem boa!

Abraço

MR disse...

Boas Sérgio

Nós este ano tb notamos o mesmo, menos peixe, mais pequeno e comem a dente queixal, axo k os barcos de cerco andam a fazer muita moça, depois tal como vocês tb apanhamos muito vento e águas clarinhas.

Num entanto é sempre positivo ir lá a cima.

Ab e boas pescas

Ramón Montenegro disse...

Hola Sergio, hay poco pez y es que ls aguas están muy frías y los sargos están desovando. Bueno, algunos ya pescásteis y buenos. a ver si mejora el tiempo y calientan las aguas.
Un abrazo, compañero y saludos al resto del equipo.

Sérgio Tente disse...

Boas,

Sim as zonas por onde andámos são excecionais e muito pouca gente ou quase nenhuma se vê por lá à pesca. Uma beleza natural magnifica.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Olá Josino,

Os sargos eram de bom tamanho mas em pouca quantidade. Foi muito difícil dar com eles mesmo.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas ntyper,

Vale sempre a pena pois a digressão em si é sempre para recordar. O peixe falhou mas a malta divertiu-se à grande.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Olá Manuel Oliveira,

Sim era um lote de sargos muito interessante apesar de não serem troféus e proporcionaram belos momentos de luta. Para a próxima há-de correr melhor.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Olá Miguel,

Pois eu reparei que lá estiveram há pouco tempo e que assim como a nós as coisas não atingiram as expetativas. O lote até achámos bastante bom mas a quantidade de peixe nos pesqueiros que já conhecemos razoavelmente bem e que já tinham dado boas tecas era brutalmente fraco. Pelas filmagens que circulam por aí dos cercos aos sargos é bem provável que tenhas razão.
Como dizes ir lá a cima é sempre positivo e deixa sempre saudades.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Olá Ramon,

Sim quando lá estivemos a água estava 3ºc a menos do que costumava estar nas outras idas à Galiza o que pode ter feito muita diferença mas também lá estivemos no inverno à 2 anos e a temperatura da água era gelada e fizemos uma excelente pescaria. Nunca pensei que a desova ainda estivesse ativa aí em cima nesta altura. Obrigado pelas informações que são sempre bem vindas. No final do verão lá estaremos de novo.
Já dei uma vista de olhos no livro e quero dar-te os parabéns pela magnifica obra.

Grande abraço

Alexandre disse...

Boas Sergio,meus parabens a malta pelo peixe que é dum lote de luxo,abraço

Pedro Franco disse...

Boas Sérgio,
Parabéns, apesar de serem poucos são de um bom lote, numa bonita zona como essa certamente que valeu a pena os dias ai passados.
Abraços para os 3 aventureiros

Sérgio Tente disse...

Boas Alexandre,

Obrigado pelo comentário!

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Pedro,

É de facto uma zona que vale sempre a pena visitar mesmo com pescas fracas, é pena é ser tão longe.

Abraço

SandEskilo disse...

Excelente relato Sérgio e obrigado à malta pelos comentários. Temos que repetir a viagem em breve! Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Francisco,

Por mim é começar a combinar que com esta rapaziada já sabes que 3 ou 4 meses não chega..;) Em breve lá estaremos.

Abraço

angelosousa disse...

boas vou me iniciar na pesca ao sargo em vigo porque sou relativamente de perto mas nao conheço nada por lá gostava de perceber mais sobre este tipo de pesca que admiro gostava que alguem me indicassem algumas zonas para pesca ao sargo na zona de vigo se alguem me ajuda-se eram uns porreiros e-mail: angelosousa83@hotmail.com grandes pescarias