Sargos - 50 minutos até partir a cana

Aproveitando o facto de saber que andavam uns sargos grandes encostados não pude deixar de ir fazer mais uma incursão e tentar mais uns bons exemplares.
Neste dia a maré era às 17:30h e como só me despachei às 16h mesmo assim considerei que valia a pena agarrar no carro e fazer uns lançamentos de final de dia.

Ir a casa, mudar de "traje", agarrar na cana e no isco e borá lá. Não sou grande apologista destas coisas tudo à pressa mas teve que ser. Apertei um bocado com o carro e quando cheguei por volta das 17h ao pesqueiro estava ocupadíssimo, toca a improvisar e acabei por optar um pesqueiro que não aprecio muito mas que o Nuno e o Francisco gostam bastante. Eram 17:30h e lá estava eu a começar a pesca. Nos primeiros 2 lançamentos perco 2 sargos grandes a desferrar já que o mar estava grande e tinha que se "passear os peixes à trela" e esperar o momento exacto para os tirar caso contrário como tem muita pedra marisqueira em frente acabam por partir ao mínimo descuido. Apanhei a manha dos sargos no pesqueiro, fiz uma montagem bruta e lá consegui meter alguns a seco e pelo meio iam desferrando mas proporcionavam momentos excelentes de luta já que para além de serem de bom porte, estavam gordos, com muita força e ajudados pelas escoas enormes proporcionavam lutas bem dignas. Na altura de tirar os maiores era necessário esperar e passá-los pelo caminho certo senão era certo que não vinham (como aconteceu com 2 belos exemplares que partiram porque tirei mal as medidas). Entretanto quando tudo correia bem e estava a tirar um prazer fantástico deste fim de dia eis que ao içar um sargo na caso das 1.500g no movimento ascendente o peixe embate num bico de uma pedra e parti imediatamente a ponteira mesmo junto ao encaixe do elemento portanto escusado será dizer que acabou de imediato a jornada eram exactamente 18:20h, e ainda por cima o peixe caiu num buraco que felizmente dava para a água. Foram 9 capturas e à 10ª acabou-se. Nesta altura o pesqueiro estava numa fase fantástica a sentir-se bastante peixe com alguns exemplares muito bons.

Foram 50 minutinhos bem passados mas para a proxíma a ver se levo uma cana suplente.......



Os 3 maiores exemplares pesaram 1.420g, 1.360g e 1.180g.


Aqui fica a foto da pesca deste dia



Cumprimentos

Sérgio Tente

15 Fazer comentário:

Ramón Montenegro disse...

Ola Sergio, muy buenos sargos y es que el que sabe, sabe. Mala suerte lo de la caña pero esas cosas pasan de vez en cuando.
Un saludo, maestro.

PêJotaFixe disse...

Boas, Sérgio!
Isso foi, como se costuma dizer, 50min "à Benfica"! eheheheh Pena ter-se partido o elemento da ponteira... É por essas e por outras que gosto mais de canas rijas para lhes dar na carola sem correr esses riscos. eheheheh

Abração ; ))

Tasko disse...

Pena a cana Sérgio mas também se foi só a ponteira menos mal..
A bitola mantem-se!
Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Rámon,

De facto tem andado sargos muito bons pela costa e agora é de aproveitar.
Quanto à cana já está arranjada e já tirou mais uns peixes bons :)

Grande Abraço

Nuno Caçorino disse...

Ah malandro,

Então só levas uma vara para a pedra?! Ainda por cima caninha "palito".... loll!

Do mal o menos, pois sempre apanhaste uns belos catataus! :)

Grande abraço

NC

Sérgio Tente disse...

Boas Paulo,

Se fossem 50minutinhos à Benfica era saca cheia :)
A ponteira já andava um bocado gasta e penso que o carbono já estava um pouco frajilizado mas de qualquer maneira acho que tinha partido mesmo que estivesse nova. Quando tirei o sargo de 1.850g andei com ele pendurado e ainda tou para saber como é que não partiu dessa vez e agora uma coisa sem jeito nenhum partiu logo.
Eu pessoalmente gosto de material sensível na pesca à bóia, dá outro prazer mas de vez em quando também dá umas surpresas destas. Acontece, já está arranjadinha e já tirou mais uns peixes bons.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Tasko,

Sim quanto à cana a ponteira foi o menos, foi pena foi o pesqueiro estar com peixe grande e não poder continuar a pesca pois ainda fazia mais meia duzia de sargos grandes.
A bitola tá boa vamos lá ver se eles não se piram de repente.

Abraço

Sergio Fernandes disse...

Olá Sérgio
Tu não brincas!dá gojo ver as tuas entradas,é com cada sargo matulão
muito boa continuação

Sérgio Tente disse...

Boas Nuno,

Caninha palito..Ehehe!! Epá 2 canas dá muito trabalho. Tou a brincar por vezes levo 2 mas como é muito rarao acontecer azar comecei a levar só uma outra vez e claro que o azar tinha que vir num dia que só ia uma, nem se esperava outra coisa :)
Para o pouco tempo que foi foi bastante bom e os catataus ajudaram a que não tivesse ficado muito chateado com a situação afinal de contas 9 peixes deram 7.5kg.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Sérgio,

Sim tem dado uns sargos bons e tenho aproveitado para tirar prazer das jornadas pois estes exemplares dão sempre lutas bem dignas na pesca à bóia.

Abraço

Fernando Encarnação disse...

Sergio, poucos mas bons, anda a dar um lote valentissimo por essas bandas.

O problema foi mesmo o azar, senão mais teriam feito companhia a esses...

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Fernando,

É verdade foi pena pois o pesqueiro estava em condições de fazer uma bela teca mas mesmo assim foi bom com uns exemplares bem interessantes.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Fernando,

É verdade foi pena pois o pesqueiro estava em condições de fazer uma bela teca mas mesmo assim foi bom com uns exemplares bem interessantes.

Abraço

Castan Iluminação - Portugal disse...

Olá Sérgio,

andas mesmo com a mão quente, muitos parabéns.
Foi pena esse azar.

Grande abraço
Ricardo Marques

Sérgio Tente disse...

Boas Ricardo,

Tem corrido bem mas também apesar de não ser grande quantidade vai dando uns exemplares bons.

Abraço