Achigãs? - Cada vez menos....

De facto o tempo disponível para pescas e para eventos relacionados com pesca continua a ser muito pouco e quando se arranja o azar com as condições que tenho encontrado não me tem facilitado a vida em termos de capturas. Enquanto preparo alguns relatos de pescas no mar deixo-vos o relato de umas horas de pesca ao achigã.
Agora que o tempo aqueceu começa a ser mais provável que se consigam realizar algumas capturas e por isso tentei aproveitar a tarde para dar uma vista de olhos em alguns chabocos e pequenos açudes.
Foram 8 os locais que visitei à procura de verdinhos. Nos primeiros 5 nem um alevim para contar a história confirmando assim as histórias de alguns pescadores que conheço na zona de que levaram com as redes à 2 anos atrás e estão completamente secas de peixe. Mais uns lançamentos em 2 outros buracos e continuei sem ver achigãs, muitas percas e muitas ganbusias em águas abertas deu logo para perceber que os predadores também não abundariam por ali. Deixei um açude maior para o fim e com as botas altas dei uma volta nas calmas e fui experimentando poppers, passeantes, cranks, vinis à superfície e no fundo. Os resultados foram muito agradáveis com o peixe a comer a meia-água e a só atacar em recuperações animadas. Foram alguns os que perdi a desferrar mas ainda consegui "atinar" com as ferragens e concretizar 7 capturas, todas elas de tamanho bastante razoável sendo o mais pequeno um peixe de 500/600g e o maior a ter mais de 1.5kg.
Para terminar só algumas considerações: Açudes completamente cheios de lixo, grande parte arrasada de peixe pela atitude que todos sabemos e uma ausência gritante de fiscalização......eu em quase 30 anos de pesca ao achigã nunca me foi pedida licença e estamos a falar de centenas de jornadas.

Um bonito exemplar


Locais que já foram de luxo hoje apanhar um peixe é uma lotaria
 


Mais um bonito exemplar (devolvido com é obvio)
 
 
Uma margem prometedora com sombra em dia de calor tinha um bonito exemplar que mal me viu.....


Cumprimentos
Sérgio Tente

0 Fazer comentário: