Sargos - Duas horas de luxo

Aproveitando uma tarde de folga decidi que não havia concerteza melhor forma de terminar o dia do que à pesca e ver o mar. Fui até casa almoçar nas calmas ver o que tinha para lá de iscos e de sardinha para engodo e na arca alguns restos de iscos de outras jornadas e cerca de 2 quilitos de sardinha para fazer um fundo de balde de engodo.

A maré era já perto do final do dia e portanto foi ir nas calmas e ainda escolher o pesqueiro que mais me agradaria e como levei a minha esposa comigo teria que ser de acesso relativamente fácil para que tudo corra na tranquilidade como se deseja sempre nestas ocasiões.
Com a maré já bastante cheia fiz meia duzia de lançamentos e senti logo salemas e bogas portanto conclui que poderia o pesqueiro já estar escaldado de dias anteriores. Optei por uma "engodagem bicada" leve e em meia hora tinha peixe no pesqueiro. Durante duas horas foi um frenesim com mais de 40 sargos ferrados, os pequenos fui devolvendo e fui aproveitando para guardar os bons pois os grandes só entraram depois e aí sargos na casa do 1.5kg perdi 3 sarguidos a partir já que cesto não havia e mesmo havendo não seria fácil meter. Os peixes que estavam muito gordos iam proporcionando momentos excelentes de luta com arrancadas fortes a encovar no primeiro buraco que encontravam. Durante 2 horas foi usufruir ao máximo do momento. Mesmo já sem engodo os peixes continuavam no pesqueiro e foi por decisão própria que disse a mim proprio "por hoje chega, amanhã hà mais". Arrumei e ainda fiquei a observar os sargos que viravam nas pedras bem perto de onde eu pescava e a pensar que é bom saber que ainda vai havendo peixe para proporcionar momentos fantásticos de pesca fortalecendo ainda mais o meu bem estar pois neste dia para além da boa pesca a devolução de cerca de 15 exemplares palmeiros me poderá compensar no futuro com mais jornadas de qualidade e quantidade.


23 sargos guardados, cerca de 15 devolvidos e mais de 10 a partir e a desferrar no espaço de 2 horas proporcionaram uma jornada daquelas que se recorda durante algum tempo.




A foto das capturas desta jornada








Cumprimetos


Sérgio Tente


14 Fazer comentário:

PêJotaFixe disse...

Viva Sérgio!
Tens ai uma bela pesca! Parece-me que o Nuno e o Fernando, na minha ausência, deixaram passar alguns ai para cima. eheheheheh Pois...as pescas são assim. Por vezes, numa horita "à Benfica", faz-se a pesca. Essas são as que mais gosto: fazer o pesqueiro, deixar o peixe assentar arraiais e depois dar-lhes a estocada final. eheheheh

Abração ; ))

Ricardo Marques disse...

Boa tarde Sérgio,

é aquilo a que se chama duas horas sempre a dar.

Bons peixes, parabens

Um abraço
Ricardo Marques

Sérgio Tente disse...

Boas Paulo,

Pois é a malta destraí-se e deixou passar uns quantos mas tou a ver que já aí montaste barreiras.
Também adoro fazer o pesqueiro quando ele tem que ser feito e depois usufruir ao máximo do momento. Foram duas horitas de puro prazer. A bóia parecia que andava maluca debaixo de água e debaixo das pedras com os peixes cheios de força. Muito bom mesmo.

Grande Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Ricardo,

Foi porreiro sim senhor, durante 2 horitas foi mesmo sempre a dar.
Então e tu? essas pescas tem corrido bem?

Abraço

Ricardo Marques disse...

Olá Sérgio,

estive de férias e nunca mais saí para a pesca, regressei a semana passada e agora vou ver se recomeço.

Diz qualquer coisa.

Abraço
Ricardo Marques

Pedro Nunes disse...

Boas Sergio :)
Sao esses momentos k nos dão vontade de la voltar sempre, mesmo k fiquemos algum tempo sem apanhar peixe, são sempre essas lembranças k nos fazem la voltar cheios de vontade...foi uma boa pesca.
Abraço

Sérgio Tente disse...

Ok Ricardo,

Ver se combinamos então uma brincadeira.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Pedro,

É verdade dá logo vontade de voltar e de facto voltei passados 2 dias e já não teve nada a ver, sairam meia duzia de sargos bons e mais uns quantos pequenos desta vez em 4 horas. É isto a pesca.

Abraço

Tasko disse...

Belas Chapas Sérgio!!!
Depressa e bem;)
Abraço

Pedro batalha disse...

Grande Sérgio
Estás um verdadeiro mestre na pesca aos Sargos.
Abraço

Josiño disse...

Moi boa xornada.
Xa queda pouco para que aquí fagamos algunha saída a por eles, pero mentres hai que contentarse con outras especies.
Saúdos

Sérgio Tente disse...

Boas Pedro (Tasko),

Olha foi numa jornada rápida mas de facto foi daquelas que se tira um prazer enorme e que se quer repetir.

Grande abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Pedro Batalha :)

Olha quanto a isso só posso dizer que tive a sorte de ter bons professores ;)) Thanks!!

Grande abraço

Sérgio Tente disse...

Boas José,

Obrigado! Foi uma boa jornada de facto principalmente porque foi feita em muito pouco tempo.

Abraço