Escolhi um dia de viragem de tempo com mar na casa dos 3 metros e maré de amplitude grande (3.70 m.c.) e fui à procura deles. Claro que sozinho é sempre mais chato ir à pesca mas por outro lado é mais fácil inventar e seguir a nossa crença. As condições que encontrei eram um misto de águas lindas, azulonas oxigenadas mas com sets de vagas muito grandes que tornavama a pesca à bóia quase impossível. O mar rebentadão fez-me acreditar que num local já há muito pensado com estas condições seria um bom dia para tira-teimas.
Falésia descida, montagem preparada e nos primeiros 10 lançamentos meia duzia de capturas de sargos palmeiros.."Mau mas nem com um mar destes aparece um peixe maior", foi logo este o meu pensamento. Desmoralizei um pouco confesso mas depressa me passou. No mesmo local das capturas anteriores um toque de bóia ao fundo, ferragem e pelo facto de os peixes anteriores serem pequenos tinha o carreto travado, arranca um peixe grande que na escoa forte nem tempo me deu para reagir, animou pois claro e na presença de bons exemplares iscadas a condizer. Volto a ferrar outro sargo grande numa zona de caneiro fundo mas desta vez depois de alguma luta não o consigo fazer passar por cima de um lajão e numa vaga grande parte. Começo a pensar que afinal poderá ainda tornar-se numa boa jornada de pesca mas as coisas estão um bocado embruxadas. Falta treino com os peixes grandes pensei eu cá para mim. Mudo o estralho, aumento o seu tamanho e dou mais liberdade ao isco calibrando de forma a que o sargo velho possa comer mais tranquilamente sem desconfiar. Tenho a sorte de no lançamento seguinte de imediato passar o isco dentro do caneiro que não tem mais de 1 metros de largura e voltar a conseguir ferrar um bom sargo que nas calmas deixei passear e fazer quase tudo o que lhe apeteceu, depois foi metê-lo a seco e içar aquele que foi o maior do dia com 1.400g. Resumiu-se o resto da jornada a esta metodologia e foram aparecendo alguns bons exemplares com algumas sarguetas pelo meio que mesmo com iscadas enormes de vez em quanso lá se penduravam no anzol. Foram 8 os sargos que partiram ou desferraram salientando um desses exemplares que tive aos pés depois de uma luta fantástica e de o ter passado por um local quase impossível acabou com encovar quando já me preparava para o içar.....já rendido à tona de água estou convencido ser um exemplar na casa do 1.700g, negro que no ultimo folego acabou por ser um vencedor justo. Devolvi cerca de 15 sargos palmotes e quanto aos que guardei 8 sargos e 1 safia totalizaram 7kg o que para os dias que correm não foi nada mas mesmo nada mau. Bendito mar grande que tanta falta fazia.
Foi a estreia da Tica Taurus FLX 6m a içar peixe grande e com sempre "aquela cana de sonho". A vara é igual ao modelo anterior mas com acabamentos de mais qualidade. Mais do mesmo...mantem-se a qualidade e o pescador agradece.
Aqui fica a foto dos 2 maiores exemplares (1.4kg e 1.3kg)
O Total desta jornada (9 peixes, 7kg)
Cumprimentos
Sérgio Tente
13 Fazer comentário:
Grande Sérgio,
Andas em altas amigo !
Assim é que bonito... ver essas capturas dignas de registo .
Abraço .
NC
Boas Sérgio,
quem sabe nunca esquece já diz o velho ditado...
Quando não te apetecer ir sozinho diz qualquer coisa porque eu também tenho um horário flexível.
Um abraço e boas pescarias
Ricardo
Boas Sérgio!
lindos sargos, parabéns.
abraço
Ola Sergio
já deu para fazer o gosto ao dedo
com bom peixe para levar para casa
abraço
Muitos parabéns Sergio, já estava a precisar de ver esses papudos cá fora para ganhar alento e coragem para ir tentar a minha sorte, obrigado, abraço e continuação de grandes pescas....
Boas Sergio,
Parabéns pela boa pescaria, grandes matateus, amigo essa pesca com pião tem muito bons resultados no que toca a bons exemplares, eu agora ando a tirar o curso nesse tipo de arte, vamos ver com que nota termino!!!
Abraços e grandes sargalhadas
Boas Nuno,
Bem isto este ano não dá para andar em altas que depois de uma boa pesca quase sempre vem um "barrete" a condizer. De facto estas capturas merecem registo principalmente porque este ano não apareceram muitos deste lote!
Grande abraço
Boas Ricardo,
Ok, ja tenho o teu numero e em breve dou-te um toque.
Abraço
Boas Alexandre,
Obrigado!
Abraço
Boas Sérgio,
Sim deu para fazer lembrar bons velhos tempos. Não tem aparecido muito peixe deste lote é um facto.
Abraço
Boas João,
Sim só por teimosia e agora com o tempo mais duro é que se pode ter algumas boas surpresas. Até ao fim do ano à que apertar com eles.
Abraço
Boas Pedro,
Força aí com o treino! Estes mares grandes são o ideal para treinar ;)
Abraço
Boas Sérgio,
Os matateus ai encostaram bem, assim dá gosto e venham mais desses...
Abraço
Enviar um comentário