Pesca ao Sargo - Pescatugateam em acção

Bem finalmente lá conseguimos fazer uma jornada com pés e cabeça e não fosse as condições adversas teriamos tido uma daquelas pescas à antiga.
Eu, o Bernardo e o Kiko optámos por rentabilizar todo o tempo que tinhamos disponível e começar com uma spinadela noturna que se estenderia ao amanhecer e depois ir ver o mar e procurar pesqueiro para tentar uma sargalhada.
A noite estava de luxo e foi aproveitar para meter as amostras dentro de água. Como se previa pouco ou nenhum vento, mar de metro e estávamos com condições para passar um bom bocado e até tentar umas capturas. Fomo-nos separando os 3 e eu acabei por me afastar ainda mais para uma zona de rocha e fundo misto onde logo nos primeiros lançamentos tive o prazer de ferrar um excelente robalo que deu uma luta fantástica mas que não consegui encalhar nunca. Tive o peixe perto dos pés ainda o vi e depois de alguns berros de pedido de ajuda telefonei mesmo com o peixe ferrado ao Bernardo que veio em meu auxilio mas infelizmente não chegou a tempo, numa das ultimas tentativas de o encalhar num estalo seco partiu o fio e levou a amostra, penso que poderá ter sido o opérculo. Já ao amanhecer ainda sentimos alguns robalotes que nos deu alguma emoção. Como fomos apanhar algum isco ainda trouxe brinde com dois chocos que tanto gosto.
Entretanto lá arrancámos à procura de pesqueiro e para meio da manhã já previam mar de 2.5m o que não acreditámos muito pois não havia aumento do vento nem mau tempo. O que é certo é que de facto mar cresceu bárbaramente e foi sempre subindo durante a maré. O Kiko escolheu um pesqueiro que com a subida das vagas acabou por lhe tornar impossível pescar em condições e eu e o Bernardo tivémos que palmilhar muito de pedra em pedra por caminhos que contádo ninguém acredita para arranjarmos um buraco em que o mar não viesse tão rebentado. Pescáva-se mal mas quando o mar deixava sentia-se peixe. Muita corrente, areias em movimento, alga em suspenção e cogumelos de areia com a subida da ondulação não proporcionaram melhores resultados mas com um bocado de menos brutidade do mar tinhamos feito concerteza uma boa pesca de sargos, mesmo assim deu para entreter com algumas capturas, 2 belos exemplares e algum peixe a partir e a desferrar. Nota muito positiva para o Bernardo que estava de mão quente e realizou uma bela pesca e alguns peixes perdidos de bom tamanho.....anda a ser bem ensinado!!!! Foi uma excelente jornada entre amigos e isso vale bem mais do que qualquer teca de peixe mas se ele aparecer melhor ainda!!!

                                               Os nossos 2 melhores exemplares
                                               Bonitos sargos para irem ao forno

                                                                      O resultado final


Cumprimentos
Sérgio Tente

11 Fazer comentário:

Alexandre disse...

Boas Sérgio!
Belos peixes,ainda mais nesta altura.
um abraço

Anónimo disse...

Boa noite, antes demais parabens pelo blog.Eu tambem sou um apaixonado pela pesca ao sargo,e adoro ler os vossos relatos sobre as pescarias.Este ano està a ser um dos anos mais fracos relativamente a esta pesca que me lembre,nao à meios de encostarem.Em outros anos apartir de maio ja se costumam fazer grandes pescas deles.Bem, mas ja fico alegre em ver que pelo menos voces do pescatuga ja estao a dar com eles.Um abraço e boa continuaçao
Mauro

Sérgio Tente disse...

Boas Alexandre,

Obrigado!

Abraço

ntyper disse...

Bons sargos amigos mais um pouco e éra mesmo uma pescaria a antiga os meus parabéns vão dar de certeza um bom jantar no forno com umas batatinhas grande abraço e grandes pescas.

Pedro Franco disse...

Boas Sérgio,
Apesar das contrariedades foi uma boa pesca, quanto ao robalo que se foi embora é pena, mas certamente irão haver mais batalhas dessas e sairás vencedor.
Mas é como dizes, por vezes uma teca de peixe não é tudo, a companhia de amigos durante uma jornada é muito bom e se o peixe colaborar junta-se o útil ao agradável.
Abraços e grandes fainas.

Sérgio Tente disse...

Boas Mauro,

Obrigado pela visita ao blog! Os sargos não andam fáceis mas também andam arredados dos pesqueiros porque continua muito pilado fora e quanto a isso nada a fazer.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Ntyper,

Obrigado!!

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Pedro,

É verdade a boa companhia por vezes é bem mais importante que uma grande pescaria. Boa disposição é o que se quer e se vierem uns peixes melhor ainda!

Abraço

João Santana disse...

Boas Sérgio, sou um seguidor e admirador da pescatuga,pois o meu peixe favorito são os sargos e tu tens ai belas capturas e já vi que também gostas dosmesmos,muitos parabéns pelos sargos e pelo blog, to sempre a espera de ver essas pescarias, um abraço e força, podes visitar o meu espaço litoralalentejanosurfepesca, João Santana

Sérgio Tente disse...

Boas João

Obrigado pela visita e pelo comentário, ainda bem que gostas do blog.
De mar também sou um grande adepto da pesca ao sargo à bóia apesar de este ano não ter grande disponibilidade para pescas sempre que posso vou lá fazer o gosto ao dedo.
Visitarei o teu espaço.

Abraço

Anónimo disse...

Belos sargos para ir ao forno eu agora tenho apanhado é pequenos jorge