Sargos - Final de tarde em grande

Para aproveitar uma folgazinha de mar e de vento conbinei com o amigo Nuno Costa e com António Julio fazer uma pescazinha aos sargos à bóia.
Como o tempo já não perdoa e o frio já aperta saímos de casa um pouco depois do que costuma ser normal para as nossas jornadas. Manhã de muito nevoeiro também dificultou a viagem que teve de ser feita com cuidados redobrados e bem mais devagar.
Escolhemos um cantinho do nosso roteiro de inverno e toca a ir observar as condições.
Encontrámos um mar lindo, azulão e oxigenado mas com uma ondulação enorme com sets na casa dos 3 metros. Escolhemos um pesqueiro alto e na parte da manhã os resultados foram bastante fracos tendo entre os 3 conseguido apenas 5 sargos todos na casa das 400g.
Parámos para uma almoçarada num restaurante da zona e nas calmas lá se falou do planeamento da pesca de tarde. Com o mar a cair para o final do dia e a maré às 17:45h, hora em que já é praticamente de noite foi com calma e tempo que abordámos o novo pesqueiro.
Iniciada a pesca e mesmo com pouca água começámos logo a sentir uns peixes e alguns de bom tamanho a partir de imediato.
Nas 2 ultimas horas os peixes entraram com a maré e foi um final de dia bem a gosto.
Conseguimos dar com os sargos a comer numas pedras um pouco longe dos pesqueiros e foi como se costuma dizer "sempre a haviar". Todos os lançamentos davam ferrgens, toques ou peixe a partir/desferrar. Foram 2 horas de grande divertimento para nós como momentos de pesca de topo com umas molhas pelo meio e deu para todos fazerem uns peixes.
Foi sem duvida daqueles finais de dia que gostava de ter regularmente...muito bom.

A minha pesca que totalizou 11kg com o maior exemplar a pesar 1.150g. Os sargos estavam incrivelmente gordos e proporcionaram lutas bem espataculares.







Cumprimentos

Sérgio Tente

6 Fazer comentário:

Pedro Nunes disse...

Alô amigo Sergio!
11 Kg de Sargos é obra!! E esses gordos bem bons k são no forno, ainda ontem papei um :)
Parabens e abraço

Ramón Montenegro disse...

Muy buena pesca Sergio y es que la mar está difícil últimamente, por lo que tiene mucho mérito.
Enhorabuena y un abrazo.

Sérgio Tente disse...

Boas Pedro,

Sim é uma pesca boa e principalmente porque foi feita em pouco tempo.
Também adoro um belo sargo no forno com umas batatinhas assadas à volta:)

Grande abraço

Sérgio Tente disse...

Olá Rámon,

O mar não tem sido fácil mas agora que o tempo afasta muitos pescadores temos muito mais opções à escolha para poder pescar. à sempre um cantinho para matar o vicio e fazer uns sargos.

Grande abraço

Anónimo disse...

"Uns finais de tarde que gostariamos de ter todos os dias""

De facto esta pesca dos sargos é viciante, febril e nada entediante.
Eu gostaria de pescar assim todos os dias, e mesmo nos dias derradeiros das n/vidas gostaria de pedir ao Criador , apenas mais um, só , um só mais dia, para pescar antes de partir..(Comentário de um cronista de pesca Americano no canal "Caça e Pesca)

Parabéns Sergio e equipa, mais um obrigado pela v/partilha.Assim os dias de trabalho passam mais depressa para poder ir pescar.

Abraço
Simões

Filipe Cintra disse...

É sempre a rasgar neles...