Sargos - A manhã começou mal mas acabou bem...

Depois de no anterior ter tido uma jornada bem fraca com meia duzia de sargos, aproveitei que estava fraco para dar uma volta pelos pesqueiros e preparar o dia seguinte. Palmilhei uma série de pesqueiros e consoante as condições que iria encontrar seleccionei meia duzia de spots nos quais seria mais sensato apostar. As águas estavam lusas e o mar relativamente pequeno portanto teria que apostar em pesqueiros mais baixos onde se reunissem as condições mínimas para se fazer uma investida aos sargos. Assim foi e num dos pesqueiros que fui ver parecia que as condições seriam ideais e ainda para mais acabei por ver sargos virar nas pedras.
No dia seguinte cheguei ainda de noite e encontrei muito vento o que não estava previsto, para além disso chovia e o local não era propriamente seguro para pedras molhadas portanto começava mal o dia. Entretanto começa a clarear e no lusco fusco faço os primeiros lançamentos ainda mal conseguia ver a bóia, de imediato uma captura mas de uma salema de kg seguida de mais 2 salemas grandes. Como a maré era por volta das oita da manhã vi o caso mal parado e pensei que estaria condenado nesta jornada a uma pesca da treta.
Fiz um balde de engodo e acabei por começar a lançar para outro local utilizando também outros iscos e em boa hora o fiz porque na escoa do engodo começaram a entrar de imediato alguns sargos, não em grande força mas iam entrando. O vento esse dificultava muito a pesca pois fazia um balão enorme no fio e fez-me perder várias ferragens. O peixe que também comia mal acabava por desferrar nas primeiras cabeçadas e ainda para mais entrou muito peixe pequeno que ia desfazendo as iscadas mesmo quando pescava com caranguejo.
Apesar do vento e chuva já estava de manga curta tal não era o ritmo do lança e recolhe fosse com peixe ou com o anzol limpinho. Acabou por passar rápido o tempo e por volta das 09:45h estava feita a pesca porque fiquei sem isco mas a maré naquele local também já não tinha água suficiente para continuar a pescar em condições apesar de se continuar a sentir peixe. Ponderei ir arranjar mais isco e mudar de local mas ao olhar para a saca apercebi-me que já tinha uma pesca engraçada portanto toca a arrancar para casa e meter o sono em dia.
Guardei 13 sargos que totalizaram 8.7kg, devolvi uma duzia de pelmeiros, perdi uma estupidez de peixe a desferrar, picadas falhadas nem faço ideia e as salemas também foram muitas com a curiosidade que até com caranguejo as ter apanhado.


Sargos bem bonitos e gordos nesta jornada


Cumprimentos


Sérgio Tente







8 Fazer comentário:

Ramón Montenegro disse...

Buena pesca para estos tiempos. Un saludo, Sergio.

Tasko disse...

Boas Sérgio,
São realmente uns bonitos peixes!
Parabnes por mais uma bela jornada
Um abraço

Nuno Caçorino disse...

Sergio,

À maneira! Belos peixes!

Assim dá um gosto mais refinado a este actividade.

Abração.

NC

PêJotaFixe disse...

Viva Sérgio!
Parece que os Sargos arribaram em força ai para cima. Ainda bem que assim é ; )) Presumo que tenhas apanhado esses granjolas com caranguejo. Já as Salemas são como as Bogas: pegam em tudo! eheheheh

Abração ; ))

Sérgio Tente disse...

Boas Ramón,

Os sargos por aqui vão aparecendo e desaparecendo e vou aproveitando agora porque não tarda nada estão a abalar para outros poisos.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Pedro,

Apesar de não ser uma quantidade grande de facto eram peixes muito bonitos e bastante gordos. Dá prazer encontrar este lote pois proporciona belos momentos de pesca à bóia.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Nuno,

Foi à maneira mas se não está a ventania que estava neste dia tinha sido mesmo muito à maneira pois mais de metade dos peixes que ferrei piraram-se.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Paulo,

As salemas andam impossíveis e com um apetite inacreditável para qualquer coisa que caia dentro de água...não há isco em que elas não peguem. As bogas por acaso este ano não têm aparecido sempre mas quando dão o ar da sua graça é uma miséria pegada.
Tenho pescado bastante com caranguejo e nuns dias dá resultado mas noutros o peixe mesmo estando não lhe toca...enfim a nós também nem sempre nos apetece carne :))

Abraço