Pescatugateam aos Sargos

Infelizmente cada vez vai sendo mais difícil reunir no mesmo dia todos os elementos do pescatugateam. O trabalho, a família entre outras coisas acabam por não proporcionar a mesma disponibilidade de todos na hora de organizar uma pescaria. Neste dia eu, o Pedro o Kiko e o Bernardo conseguimos conciliar as coisas e arrancar para um dia que para mim foi "daqueles" dos quais tirei um prazer enorme.
Em primeiro lugar estarmos todos juntos proporciona um ambiente fantástico, de boa disposição e muita conversa. O ritual de quem mora longe do mar como nós de levantar cedo, juntarmo-nos todos no local e hora marcada (ás vezes a hora falha um bocado...), beber um café e depois todo o caminho até aos pesqueiros durante os quais vamos pondo as conversas em dia.

Neste dia encontrámos umas condições muito perto da perfeição para os pesqueiros escolhidos e não fosse o vento que tinha "um toque" a mais estaria um verdadeiro luxo. Uma das nossas características é de exeprimentar novos locais, novos pesqueiros e novas zonas de pesca.

Neste dia o Kiko e o Pedro optaram por experimentar um pesqueiro daqueles que tem um aspecto de encher o olho mas que se veio a revelar fraco em termos de resultados. Eu optei por ir mais pela certa e pescar numa zona onde sei que existe mais probabilidade de sentir uns sargos. Na companhia do Bernardo comecei bem pois logo no 1º lançamento ferro um exemplar de bom tamanho que se desferra e ao 2º consigo capturar bom um sargo . Com o mar a crescer aliado à subida da maré começo a ver que o mar ganha força e as ondas crescem significativamente o que me acaba por prejudicar pois em 6 sargos 4 acabam por partir devido à violência do mar a embater nas pedras numa zona onde é bastante difícil tirar o peixe devido aos cabeços de pedra cheios de marisco. Consigo nesta fase dois sargos acima de kg e perco mais 3 deste lote e um que tinha tamanho de troféu. Entretanto já com o Pedro por perto tenho que mudar de zona pelo perigo que o mar estava a ficar e vou para junto dele. No pesqueiro começamos a sentir alguns sargos e aqui veio ao de cima a experiência do Pedro que adaptou na perfeição a Técnica/montagem às condições que o mar apresentava tendo ele nesta fase capturado alguns excelentes exemplares.

O peixe estava lá mas para o apanhar tinha que se fazer exactamente aquilo que ele pedia. Deu um prazer enorme estarmos ombro a ombro com peixe ferrado ao mesmo tempo por diversas vezes e o facto de terem entrado bons exemplares ainda ajudou mais. O Kiko optou por insistir nos pesqueiros novos e acabou por não ser recompensado mas a ele dou todo o valor pois se as coisas tivessem corrido de feição deverlhe-iamos a ele mais um pesqueiro à nossa disposição. Por todos capturámos algumas dezenas de sargos palmeiros que devolvemos, muita salema e sargos de bom porte alguns deles magnificos e que infelizmente cada vez se encontram menos. Foi um dia "à pescatugateam" muito bem passado e com algum peixe para fazer o gosto ao dedo.

Aqui ficam as fotos fantásticas da Team, capturas realizadas e maiores exemplares





Abraço

Sérgio Tente

18 Fazer comentário:

Cesário disse...

é com cada um assim vale a pena imagino que tenha sido um optimo dia com os amigos a pescar um abraço e boa continuaçao para todos

Maky disse...

Muy buena pesca Amigos.
Hay buenos perrones,Me alegra verte de nuevo Pedro.

Abraco

Anónimo disse...

Belos sargos ! De se lhe tirar o chapéu!

Cumprimentos,
Mário Pinho

Pedro batalha disse...

Boas Cesário
Foi um belo dia e de facto muito bem passado entre amigos.
O peixe ajudou e há ser sempre um daqueles dias para mais tarde recordar.

Obrigado pelo comentário

Pedro batalha disse...

Hola Maky
Gracias por el comentário.
E si a mi me ai encantado ir a pescar de nuevo, hace mucho que ia no ia a pescar.
Hay sido un dia muy bueno con "perrones" para alegrar aun mas.

Saludos desde Portugal

Pedro batalha disse...

Boas Mário
Sim fazia algum tempo que não tinha o prazer de capturar alguns destes exemplares.
Este ano tal como no ano passado, as pescas para mim têm sido poucas, mas esta valeu pelas vezes que fiquei por terra.
A ver se para o próximo mês a coisa se compõe, para mais umas idas.

Abraço e obrigado

Anónimo disse...

Boa Pescaria, por vezes a amizade faz a diferença.
Agora falando da nova portaria de pesca na costa Alentejana, a rapaziada fez o mesmo esquema antes das legislativas de 2009, dão um rebuçado para ver se a malta vota neles. Uma das filosofias desta rapaziada é dividir os pescadores com a ajuda de uma suposta associação de pesca. Em 2009 esta associação esteve contra uma outra manifestação do mesmo tipo marcada para Lisboa. Há muita gente a comer do tacho, associações, revistas... estou convencido que antes das eleições eles vão dar mais um rebuçado. Hoje dizem uma coisa ámanhã dizem outra, não nos podemos deixar enganar, não se justifica periodo de defeso do sargo, quando há zonas de protecção, não é uma espécie em extinção.
Zé da Rocha

Filipe Cintra disse...

Boas pessoal

Para variar...um teca deles!!! Ainda bem que nunca mais veêm cá abaixo!!!

Ó sérgio que raio de bóai é essa???lol

Sérgio Tente disse...

Boas Filipe,

Não vamos aí a baixo mas temos muita pena. Não é facil arranjar tempo mas um dia vai calhar :)
Quanto à bóia como todas as outras é uma bóia caseira feita por mim mas no que toca à pintura correu um bocado mal e ficou demasiado vermelha, de qualquer forma cumpriu a missão dela e ainda veio para casa outra vez.

Abraço

PêJotaFixe disse...

Boas, rapaziada!
Grandes momentos de convivio com uma pesca a condizer. Assim é que é bonito!

Abraço e saudações piscatórias

Team Mesquitas disse...

é sempre um prazer ver as vossas pescarias!! grandes tarolos!
um abraço e continuação de grandes pescarias!

Nelson Silva disse...

São estes os momentos, que fazem um grande momento de pesca, quando se pesca com amigos, há aquele partilhar de emoções, não só pelas capturas, mas sim pelo momento em si, a natureza o sol a pesca os amigos o mar.... tudo em conjunto um grande momento!

Parabens pelas capturas, belos exemplares!!

Bom dia,

É verdade, nem sempre eles querem ou andam lá apesar de as condições parecerem óptimas, pelo menos é isso o que mos leva a pensar toda a experiência adquirida, momentos de pesca anteriormente vividos, capturas realizadas, que as condições estarão óptimas.

Não é que seja "bom" essa "água na boca", mas se assim não fosse era um pouco desleal para os peixes ehehehe, é isso que me leva a lá voltar e tentar perceber o que se passou, tentar experimentar novas técnicas, novas maneiras de pescar.

A pesca é mesmo assim, umas vezes ganha o pescador outras perde o peixe ;)!! O que interessa é isso mesmo, apreciar e viver o momento!!

Abraço,
http://momentos-de-pesca.blogspot.com/

www.massageinlisbon.com disse...

o que pode ser melhor depois de um dia de pesca que não uma massagem relaxante?

VIVEMOS NUM MUNDO COMPLICADO E STRESSANTE. LIBERTE-SE DE TODAS ESSAS TENSÕES E DEIXE-SE ENVOLVER POR ONDAS DE PURA ENERGIA.

ENTREGUE-SE A UMA EXPERIÊNCIA VERDADEIRAMENTE REVITALIZANTE E SENSUAL QUE RELAXARÁ O SEU CORPO E MENTE.

A SWEET TOUCH OFERECE UM SERVIÇO DE MASSAGENS TÂNTRICAS, DISCRETO E DE ALTO NIVEL, PROPORCIONADO POR BONITAS E TALENTOSAS MASSAGISTAS.

www.massageinlisbon.com
www.massageinporto.com

Sérgio Tente disse...

Boas,

Obrigado pelos vossos comentários!

Grande abraço

Ramón Montenegro disse...

Moi boa pescaria, amigos, Parabéns. Sois unos artistas!.
Un abraço a todos.

Ramón Montenegro disse...

Moi boa pescaria. Parabéns. Sois unos artistas. Un abraço a todos.

Sérgio Tente disse...

Boas Ramon,

Obrigado!!

Grande abraço

Anónimo disse...

Parabens pelo vosso Blogg é unico como voces. Sou um pescador iniciante e adoro as vossas pescarias e fico cheio de pica para ir fazer ums lançamentos e aperfeiçoar com tudo o que voces partilham.
Uma duvida qdo se aventuram na pesca engodam sempre?
Abreço e parabens!
Antonio Teixeira (Leça da Palmeira)