Dia duro aos Sargos

Já lá vai algum tempo desde o ultima partilha aqui no cantinho Pescatuga mas aqui vai. Nestes ultimos tempos várias tem sido as investidas aos sargos pelos mais variados cantos desta nossa costa umas vezes com bons resultados e outras nem por isso.
Num deste fins de semana claro que depois de uma semana de trabalho tive que combinar uma escapadela aos sargos. Convidei a Team mas quase todos tinham coisas para fazer e apenas o Francisco estava para aí virado.
Arrancar como sempre bem cedo nas calmas e primeira paragem para uma cafézada e um pastel de nata acabado de fazer. Depois chegar aos pesqueiros e escolher qual tem o melhor aspecto.
Escolhido o primeiro poiso, bom aspecto e mar com boas condições mas 2 horas de pesca dão apenas 2 ou 3 sargos, muita salema e muita boga. Mesmo com iscos anti-peixe da treta estava muito dificil e foi inevitável escolher outro local. Neste segundo local maior o descalabro e nem um sargo para animar. Estava feita a manhã e o fiasco era já uma realidade. Comer qualquer coisa, ir beber qualquer coisa fresca, mais uma cafezada e lá se decidiu que de tarde também haveria moral para fazer mais umas caminhadas e mais uns lançamentos.
Escolhido um terceiro pesqueiro neste o mar metia algum respeito devido aos grandes enchios que não deixavam perceber até onde poderia chegar com a violência que apresentava. Eu e o Francisco escolhemos pedras diferentes e começámos a sentir peixe, aliás muito peixe que infelizmente era na maioria pequeno. Devemos nesta fase ter capturado pelos dois alguns 20 sargos que devolvemos quase todos eles palmeiros. Entretanto o Francisco dá com os peixes maiores mas numa zona muito ingrata em que mesmo pescando grosso quase todos partiram o estralho pois o pesqueiro é muito dificil e o mar estava realmente muito puxado. Ainda fui para a pedra onde ele estava e o destino foi igual tendo aqui perdido meia duzia de sargos grandes todos eles a partirem.
Como quando não dá não dá toca a mudar de pesquiro e fazer o final de dia no pesqueiro em que começámos a manhã. Para mim foi a safa e lá consegui meia duzia de capturas para compor o ramalhete e ir para casa com a saca meio composta. o Francisco também realizou algumas capturas mas também teve o azar de perder muito peixe.
Não faço ideia daquilo que andámos de pesqueiro em pesqueiro mas que foi uma brutalidade disso não existem duvidas. O dia esse estava bonito, soalheiro, o mar de qualidade e como é obvio valeu bem a pena pelo convivio, pela pesca e pelo mar. Só foi pena os sargos estarem tímidos, em pouca quatidade e os "barrotes" terem ido para outra fraguesia.


Aqui vos deixo as fotos apenas da minha pesca pois por esquecimento não tirei fotos à pesca do Francisco mas foi do mesmo género.
Aguns sargotes, alguns bons sargos e ao centro da foto um belo exemplar que por acaso foi o ultimo de todos e proporcionou uma luta interessante e alguma ginástica para vir cá para fora.






Cumprimentos


Sérgio Tente

13 Fazer comentário:

Hugo Baião disse...

Amigo Sergio, já esta ai uma boa teca de peixe...O que é preciso é ir e com boa convivencia...

Abraço
http://diasdefaina.blogspot.com/

Filipe Cintra disse...

E mesmo com tanta salto ainda levas uma boa teca deles

PêJotaFixe disse...

Boas, Sérgio!
Eles agora começaram a subir a costa e, dentro em breve, assim espero, vais ter ai peixe para apanhar até te doerem os braços. eheheheheh

Abraço e saudações piscatórias

Pedro Nunes disse...

Parabens pelos Sargotes Sergio!
Saude

Ricardo Ferreira disse...

Boas Pedro,
td bem ctg? Espero que sim. Já tens ai uma bela teca. O mais importante é uma pessoa distrair-se do dia a dia, do stress, da rotina. Eu não tenho tido tempo para nada, tenho ido só 1 vez por semana a pesca. É pouco mas já dá para me distrair um pouco e conviver com os amigos.
Não sei se ainda te lembras de mim... Eu penso que foi a 2 ou 3 semanas atrás, estivemos a pescar um ao lado do outro em Peniche. Estava lá também um senhor mais de idade com a gente, que era um amigo teu. Depois de te teres ido embora ainda saíram uns bons peixes nesse dia. Foi um prazer conhecer-te pessoalmente. Continua a brindar-nos com os teus relatos e a tua sabedoria. Abraço e boa continuação.
Ricardo Ferreira

Nuno Caçorino disse...

Sérgio,

Jornada de pesca por vezes não é fácil! Quando se dá a "1ª facada" temos que mudar de pousio quantas vezes necessárias para se apanhar um peixinho ou outro!

De qualquer das formas, tens uns pexecos que já fazem as delícias de muito boa gente!

Abração.

NC

Sérgio Tente disse...

Boas Hugo Baião,

É verdade é preciso é lá ir apesar de cada vez ser mais dificil arranjar tempo para tal mas quando é possível tento aproveitar ao maximo.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Filipe,

Foi mesmo muito sofrido para as pernas. Foi daquelas pescas que chamamos "tirada a ferros".

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Paulo,

De facto eles já subiram à algum tempo eu é que não tenho tido disponibilidade para andar á procura deles como desejaria. Mesmo assim para mim este ano está a ser muito bom em termos de sargos não pela excelente qualidade dos mesmos mas pela grande quantidade capturada nas jornadas...ainda bem, deixa-me com alento.
Espero então que me doam os bracinhos mas quando der com as "cavacas"...ahahahah!!!

Grande abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Pedro Nunes,

Obrigado!!

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Nuno,

É verdade às vezes dá-se logo com eles e é um descanso mas noutras zonas e em certos pesqueiros que frequento os sargos andam em movimentos de cardume e se não formos mudando de spot perdemos o rasto e é um fiasco certo.
Isto é bom porque faz bem à saude e dá preparação física :))!!
A pesca acabou por ser razoável mas foi pena termos perdido uma quantidade significativa de peixe bom e ainda devolvemos uma carrada de peixes de palmo o que é motivo de felicidade pois acho que temos futuro para a espécie.

Abraço

Cesário disse...

dia duro mas vale sempre apena afinal tamos a falar de pesca =) abraço e parabens

Team Mesquitas disse...

grande Sérgio, sempre a malhar neles!! boa pescaria, um abraço e continuação de belas pescas!