Segurança e normas de transporte dos Kayaks

O Gosto Pela Aventura é sempre muito, mas existem algumas regras de segurança básicas que devemos seguir e respeitar quando pensamos em nos ir divertir com o nosso Kayak.

Deixo aqui ao pessoal, alguns conselhos

-Nunca Navegar sem ter instruções de como utilizar a pagaia ou remo.
- Nunca exceda a capacidade máxima de carga de seu Kayak e verifique sempre o estado do seu equipamento antes de começar a pagaiar.
- Leve sempre o colete Salva-Vidas, em caso de virar o Kayak, ajuda-nos a manter a cabeça fora da água e a flutuação do corpo.
- Sentar correctamente no Kayak para obter uma melhor navegação, e usar o remo em condições.
- Informe sempre alguém do seu plano de navegação, incluindo: itinerário, actividades programadas, quanto tempo espera que dure a nossa pequena AVENTURA e quantas pessoas integram o nosso grupo.
- Procure saber informações sobre as condições meteorológicas e a temperatura da água. Esteja atento e preparado para mudanças nas condições meteorológicas e para a possibilidade de o Kayak virar.
- Caso o Kayak vire, permaneça por perto para subir novamente e nunca largar a pagaia ou remo.
- Usar protector solar e vestir-se segundo as condições climatéricas.
- Em caso de navegar em águas frias, usar roupa de neoprene para manter o corpo mais quente e cómodo. Com sol, usar uma camisa de mangas compridas para melhor protecção, e nunca esquecer o chapéu.
- Tenha cuidado com os ventos costeiros que podem dificultar a nossa volta á costa.
- Quando navegar num local novo, informar-se sobre as correntes marítimas, condições do contorno da costa e o comportamento do tempo.
- Planeie sempre uma rota alternativa para sair da água, caso as condições do clima mudem de repente.
- Nunca use álcool ou drogas enquanto navegar, pelo contrario, leve bebidas energéticas e alguma água para não corrermos o risco de desidratação.

Transporte de Kayak´s...

Para os efeitos do Regulamento de Autorizações Especiais de Trânsito.
Gostaria de informar que a portaria nº387/99 de 26 de Maio foi revogada pela portaria 472/2007 publicada no DRnº 119, 2ª série de 22 de junho. A presente portaria alterou, por exemplo o sinal P1. Que deve ser colocado à frente e atrás, no transporte do kayak quando este ultrapassa os contornos envolventes do veiculo de caixa fechada.

Estão autorizados a circular veículos ligeiros de caixa fechada que transportem objectos indivisíveis (para este caso, kayak's) que, pelas suas dimensões, não se contenham na caixa do veículo, desde que não sejam excedidas as seguintes dimensões:
- Em comprimento, 550 mm para a frente e 450 mm para a retaguarda, além do contorno envolvente do veículo;
- Em largura, a do veículo;
- Em altura, 4 m a contar do solo;

De acordo com o do n.º 2 do art.º 25º, da referida Portaria, os veículos a que se refere a alínea b) do número anterior estão dispensados do uso do painel P2, devendo os limites da carga ser sinalizados com o painel P1 ou com luzes delimitadoras.


"Para continuar-mos a ter AVENTURAS seguras e inesquecíveis é fundamental seguirmos a maior parte destes conselhos..."
Abraço
Walter Cabral


Um agradecimento ao Luis Miguel Costa do blog http://pescadoquinas.blogspot.com pela actualização desta ultima informação.
Obrigado
Pedro Batalha

1 Fazer comentário:

Luis Miguel Costa disse...

Boas.
Gostaria de informar que a portaria nº387/99 de 26 de Maio foi revogada pela portaria 472/2007 publicada no DRnº 119, 2ª série de 22 de junho. A presente portaria alterou, por exemplo o sinal P1. Que deve ser colocado à frente e atrás, no transporte do kayak quando este ultrapassa os contornos envolventes do veiculo de caixa fechada.
Um Abraço.
Luis Miguel Costa (http://pescadoquinas.blogspot.com)