Pesca ao achigã - Uma dádiva

Final de tarde e vontade de ir apanhar um bocado de ar do campo deu nisto. Na companhia do Nuno fui brindado por este maravilhoso exemplar "à americana". Depois de um ataque num vinil à superficie "à popper" levou alguns metros bons de fio, umas cabeçadas abrutalhadas e só faltou aquele salto fora de água para ser perfeito. Acabou por ficar preso num pau e como não tinha botas foi de calças até á cintura mas valeu bem a pena a molha que depois de o agarrar foi a aquela sensação fantástica de um daqueles achigãs que aparecem "quando o rei faz anos" e estamos a falar de barragens batidas e abertas ao comum pescador que ainda vai tendo o previlègio de não ter que pagar ou conhecer alguém influente para pescar nas cada vez mais comuns privadas ou particulares. Num dos anos que mais gente tenho visto a pescar achigãs, num numero crescente de "catch&releasers" mesmo assim não supera o numero crescente dos de "catch&saco" e portanto mais uma vez se vai dizimando por esse pais fora. Não é que não aceite que existam pescadores que levam alguns achigãs para casa mas abomino os mestres do arrastão e do peixinho para fritar com arroz de tomate...enfim. Não existe de facto o culto da procura do grande exemplar e continua sem haver a preocupação de que há um futuro e um amanhã. Acreditem que depois deste momento de prazer e captura deste lindissmo exemplar foi bem maior o prazer de o oxigenar, vê-lo ganhar força e seguir magestoso para o seu lar de tantos anos onde espero que não se deixe enganar por alguém que olhe para ele como uma fornada para a fámilia. Obrigado rei verdinho por esta grande alegria que me foi concedida.
Cumprimentos Sérgio Tente

10 Fazer comentário:

PêJotaFixe disse...

Excelente exemplar! Parabéns pela captura e pela atitude.

Saúde, da boa ; ))

Tasko disse...

Que dinossauro!!!!!
Muitos Parabéns,

Um abraço

Alexandre disse...

Boas Sérgio!
Belo peixe ,e não menos nobre a atitude de devolver ao seu habitat, parabéns e um Abraço.

Pedro Franco disse...

Grande exemplar Sergio, é muito bonito da tua parte essa pratica de pesca e solta, assim fossem todos e o peixe multiplicava-se mais.
Abraços

Sérgio Tente disse...

Boas Paulo,

Obrigado! Espero que estejas rijo e em altas de novo!

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Tasko,

Obrigado!
E não há mais destes porque infelizmente são dizimados.

Grande abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Alexandre,

Obrigado!
Este ano já levo umas centenas de capturas e alguns excelentes exemplares que são sempre devolvidos. Assim como eu todos aqui no pescatuga são viciadissímos em pesca de achigã e todos tem a mesma atitude"pescar e libertar sempre".

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Pedro,

Obrigado!
De facto era um exemplar fantástico. Era uma fêmea e já tinha desovado o que é muito bom pois da parte dela terá dado mais uma boa quantidade de alevins que vão garantindo o futuro da espécia. Com sorte ainda a apanharei mais alguma vez. Quanto a todos fazerem a devolução ainda há muita malta que não consegue meter isso na cabeça de maneira nenhuma.

Abraço

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

Mais houvesse assim com essa atitude e tínhamos a diversão que os Americanos têm que até em poças têm grandes exemplares.

A minha abertura foi feita de Pato como mini-peixinhos e sempre acompanhado pelos pescadores do arroz de tomate que com as minhocas da terra se fartaram de encher sacos...

Sérgio Tente disse...

Boas João,

É o pais que temos.....
A atitude continua a ser (e cada vez mais) dizimar até ao ultimo.

Cumprimentos