Pescas de Verão

Boas amigos
O tempo de pescas consecutivas já lá vai, agora é aproveitar os curtos momentos livres para respirar o ar do campo ou de maresia marítima.
Com as férias conseguem-se alguns desses momentos inesquecíveis.
Nestes últimos 4 anos, a partir do nascimento da Joana, a rota das férias virou se para zonas mais calmas e temperadas do que aquelas onde habitualmente a Oeste eu passava as minhas férias.
De ano para ano fui conhecendo charcas, e barragens que prometiam sempre boas capturas nos anos seguintes.
Estranhamente essas capturas não surgiam nos anos seguintes, perguntei me algumas vezes o que sucederia para não haver peixe a rondar o Kg, quando havia imenso peixe entre as 400g e as 500g.
Pensava eu que naquelas barragens isoladas de habitações e sem rastos de pressão de pesca, teria uma galinha de ovos de ouro a brindar me com grandes capturas...
...Estava eu bem enganado, numa dessas barragens fui visitado pelo dono, que ao aperceber se de movimentações estranhas nas suas terras foi ver quem era.
Em conversa com ele percebi de imediato o porquê do peixe não crescer ou de não haver peixe grande.
Todos os anos as barragens são saqueadas por 2 indivíduos de Aljezur, que com Pardelha ou Verdemã levam aos 15kgs ou mais de cada vez, claro que levam grandes e pequenos, com ou sem medida.
Tenho pena de não saber mais dados acerca destes bandidos, poria aqui todos os dados que soubesse deles.
Fica no entanto o nº de tel. 808 200 520 do SEPNA ( brigada ambiental da GNR ) para quem tiver alguma denuncia sobre crimes ambientais em qualquer ponto do país.

Este ano foi o 1º em que levei canas para todas as modalidades pesca, desde o Spinning, Bóia, Surfcasting e Achigã.
Fazia quase sempre o nascer do sol aos Achigãs, conseguindo capturas de 700g/900g com Poppers.  
Felizmente uma das barragens tem bastante vegetação, por enquanto e ainda se conseguiram boas capturas. 


Com Vinis a pescar sem chumbo 2 capturas seguidas.

Nenufares, que habitualmente se veriam por ribeiros no Ribatejo, só os vejo agora em terras mais a sul.
Logo ao nascer dia 
Com Senkos



Flukes watermellow

E o registo de algumas das capturas.
Todos os peixes foram libertados


Abraço
Pedro Batalha

1 Fazer comentário:

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

"Todos os peixes foram libertados"

Se houvesse mais gente com esta atitude...


Mas pelo menos aí por baixo ainda dá para sair uns peixes, isto cá pelo norte anda muito escaco.

Boas pescas, não sabia do canal youtube e já subscrevi :)