Boas, todos nós ouvimos histórias de como se "queimam pesqueiros", ora seja com engodo de Sardinha, Ouriço ou outro, quando me contam estas histórias pergunto porquê, e ou não sabem responder porque lhes foi ensinado por alguém que antes tinha sido ensinado por outro, ou simplesmente dão respostas que não concordo em absoluto.
Não sou muito de ouvir e ficar por aí, se alguém me diz que engodar com Ouriço 2 dias seguidos escalda o pesqueiro, sinto vontade de provar o contrário ou perceber o porquê destas afirmações.
Até pode ser, que o Ouriço tenha alguma substancia tóxica na sua composição e que os peixes se alimentem em pequenas quantidades de cada vez.
Mas não vou muito por esta teoria, quase todos os Sargos que amanho têm pontas de espinho de ouriço no bucho.
Como qualquer ser vivo os peixes fixam-se e criam o seu habitat ora seja em buracos, fendas, grutas...em determinados locais e em determinadas alturas do ano.
Ora se hoje vou à pesca a um determinado pesqueiro e capturo por ex. 15 Sargos, quer isto dizer que no dia seguinte estes 15 já lá não estão.
Se lá fôr alguns dias seguidos o normal será uma diminuição lógica das capturas, seja com ou sem engodo, a não ser que tenha encostado e fixado um cardume com algumas centenas de Peixes.
O mesmo se passa com as Sardinhas....ainda há poucos anos atrás numa praia de Peniche desaguava um esgoto duma instalação fabril de conservas.
Nesta praia as capturas eram em nº elevado de Sargos, Robalos e até Douradas, e todos os dias havia restos de sardinha pelo pequeno areal.
Os peixes vinham gordos, nunca me pareceu que tivessem enjoado tal manjar.
Já-me aconteceu em algumas situações de pesqueiros altos ver os peixes a mariscar na rocha, deito uma colher de engodo e rapidamente desaparecem.....mas será por ser do engodo?
Também não me parece, se tive-se deitado uma pedra a reacção teria sido idêntica.
O mundo subaquático é totalmente diferente no nosso, e ainda temos muito a aprender para compreendermos melhor as reacções dos peixes.
Por isso prefiro pensar que não é o engodo a desculpa para uma má pesca.
Este tema é sem dúvida um dos que mais polémicas levanta entre a nossa comunidade, "cada cabeça sua sentença" e cada um de nós terá a sua forma própria de pensar a respeito dele.
Até que me mostrem provas em contrário eu não sou apologista "dos pesqueiros queimados" pelo uso de engodo.
Se alguém quiser discutir este tema será uma mais valia enriquecedora para todos.
Abraço