Foi no passado dia 1 de Março de 2009 na povoação da Juromenha que se realizou o 1º encontro nacional de Kayakfishing.O fórum Kayakfishing organizou este evento que contou com a participação de 50 participantes com os seus kayaks.
Foi unânime por parte de todos o excelente convívio, com uma troca de ideias salutar e onde se pôde admirar alguns "tunnings" de excelência.As condições para a pratica da pesca ao Achigã não eram as melhores, as águas estavam ainda frias e barrentas devido ás chuvadas dos meses anteriores.
Apesar de ninguém ter capturado algum peixe, essa situação foi esquecida e levada para 2º plano, o que interessou foi a convivência entre todos.Aqui vos deixo algumas fotos deste evento.
O amigo Walter em grande estilo
A adaptação da vela a um Kayak
O castelo em plano de fundo
O enquadramento lindíssimo com a paisagem A vista do acampamento desde o castelo
Não posso deixar de comentar acerca do Castelo da Juromenha, que está em estado de decadência total.
Aqui deixo o texto na integra retirado do site guiadacidadeA região da Juromenha, provavelmente devido à sua posição estratégica, junto ao rio Guadiana, foi ocupada por povos anteriores ao domínio romano da península, e o próprio Júlio César, em 44 a. C., terá mandado reforçar as suas defesas.
A ocupação muçulmana durou quase dois séculos, mas em 1167, D. Afonso Henriques, tomou este castelo, que seria de novo conquistado pelo califa Almançor, para, em 1191, regressar definitivamente à posse portuguesa.
O rei D. Dinis, concedeu-lhe Carta de Foral em 1312, seguindo-se o reforço das suas defesas, de que fazia parte uma Torre de Menagem com cerca de 40 metros de altura. Durante a Guerra da Restauração foi construída uma nova fortificação, confundindo-se com a anterior.
Ainda decorria esta construção, por volta de 1659, quando o paiol explodiu, destruindo muito das estruturas e causando bastantes mortes, também o terramoto de 1755, causou danos que levaram a novas obras de recuperação.
Actualmente muito arruinada, esta estrutura defensiva está classificada como, Imóvel de Interesse Público.
Para ver mais acerca deste evento pode clicar aqui
Abraço
Sem comentários:
Enviar um comentário