Sérgio Tente

Pesca aos Sargos

Agradecimento

Pesca aos Sargos, Robalos e Douradas

Francisco Santos

Pesca com Sardinha

Douradas

Pesca à boia ás Douradas

Achigãs

Pesca de margem aos predadores de águas interiores

Em busca dos Sargos

Boas amigos
Faz algum tempo que as condições meteorológicas não permitem fazer investidas aos pesqueiros que habituamente visitamos.
O vento a chuva intensa e os mares alterados e barrentos que se tem sentido fazem com que as águas estejam sem as mínimas condições reunidas.
Aproveitando uma aberta com algum sol e mares mais pequenos eu o Nuno e o Kiko fomos tentar a sorte.
O mar estava com tudo o que de melhor se seria de esperar, as águas mexidas qb, uma boa cadência o céu encoberto a maré a encher...

Mas faltava o mais importante, os peixes não apareceram, apesar dos 10kg de engodo de Sardinha, apenas alguns Sargos e muito espassados deram sinal.
O Nuno foi o primeiro a sentir peixe logo nos lançamentos iniciais, sacou um exemplar a rondar os 600grs.
 

O Kiko com a sua paciência e insistência em acção de pesca.
O resultado da manhã ficou muito aquém das expectativas, e da parte da tarde eu e o Nuno resolvemos mudar de pesqueiro.
da pesca quase sobre a linha de água passámos a pescar entre os 25/30mts de altura.
Mudar as boias peão para 30/40grs e a montagem mais pesada.
Também no engodo carregámos com a terra ( era o que havia de disponível ), porque com vento que se sentia parte do engodo perdiasse pelo ar e espalhava se pelas paredes da falésia.
Logo de entrada aos 2 1ºs lançamentos 2 ferragens que pelo vento que se sentia não foram bem sucedidas em capturas.
Depois o pouco peixe que por ali circulava ou afastou ou simplesmente não picava.
Na tentativa de capturar algum peixe alvorado a meia água as Viúvas deram sinal e eguiam segidas  ao ritmo de cada lançamento.
Consegui ainda capturar mais a 2 / 3 Sargos, e o dia estava feito.

Acabou por ser um daqueles dias de valeu pela companhia e em que os resultados menos contaram.
Aqui fica o registo final da pesca compartilhada com o Nuno.
Os materiais:
Canas barros força 4, Barros cabo Mondego e Tica Taurus, com carretos Shimano Twin power, Stardic e Tica taurus.
Abraço
Pedro Batalha


 

Canas de Spinning Stout by Barros

Novas canas de spinning com capacidade de levantar 8 kgs

Barros fishing TV novas TOUAREG AT

Mais um bom exemplo de material para águas interiores.
Ás Carpas em Medellin Espanha ( Badajoz )
Mais em www.barrosfishing.com

Sargos à boia - Experimentando a Cabo Mondego 7m

Dentro das poucas possibilidades que tem havido para realizar jornadas de pesca eu e o Nuno conseguimos arranjar uma tarde que por acaso até coincidiu com uma aberta de tempo, numa de ir ver o mar e matar o vício fomos tentar uns sargos, apanhar um bocado de ar puro e aproveitar para experimentar a Barros Cabo Mondego de 7 metros.
Com apenas algumas horas para pescar a opção "não gostar e mudar de pesqueiro" não se punha neste dia e estamos convencidos que optámos mal e talvez pelo pior local mas pronto.
Algum vento moderado, mar muito mais parado do que devia, águas abertas e ainda por cima falta de peixe.
Com o avançar da tarde eu e o Nuno lá fomos tentado de toda a maneira e feitio conseguir capturar alguns sargos embora isso tenha custado muito esforço da nossa parte e muita insistência.

Quanto à cana Barros Cabo Mondego como qualquer outra cana de 7 metros é complicado poder falar adequadamente da mesma quando estamos a falar de um dia ventoso e de pesca de falésia pois acaba por castigar bastante o pescador.














Com o avançar da tarde e quebra do vento conseguimos perceber que em ação de pesca é uma cana bem certinha, que lança muitissimo bem e que estamos na presença de uma excelente vara. A sua robustez acaba também por dar segurança na altura de içar bons exemplares e acabámos por ficar com a sensação que a pescar ao nível da água em zonas de pontões ou zonas em que as formações rochosas possam ser um entrave teremos nesta cana um bom aliado.
Os sargos não estavam por lá em força mas lá foi aparecendo um ou outro para animar.

Aqui ficam algumas fotos


Cumprimentos
Sérgio Tente

Aos Sargos e Robalotes com Sardinha

Boas amigos

Mais uma vez a Sardinha mostrou que em determinados dias e condições é sem dúvida um isco de eleição.
O mar com uma cadência regular e ondulação entre os 2/2,5mts manteve se constante entre as últimas horas da noite e manhã, proporcionando uma pesca mista entre a boia e pesca ao tento.
Ainda de noite a iscar com Sardinha os toques eram espaçados mas quase sempre davam capturas, entre elas 1/2 dúzia de Robalotes alguns devolvidos pelo seu pequeno tamanho.
Com o raiar do dia a atividade dos peixes foi muito intensa, com várias picadas falhadas mas permitindo o grosso das capturas efetuadas.
Sempre com engodo aguado, deitando uma colher a cada lançamento e ferragem, para tentar manter o cardume em permanência no pesqueiro.
A iscar com pedaços de Sardinha ao lombo, posta e tripa.

Abraço
Pedro Batalha

Cana Barros Cabo Mondego Evolution 7mts

Este ano irei dar especial atenção aos materiais desenvolvidos em Portugal em especial nas vertentes de boia no mar e Achigã em águas interiores.
Neste caso a cana utilizada foi a Cabo Mondego Evolution em 6,77mts, com capacidade de levantar 5kgs.

É uma cana com acabamentos muito bem elaborados, extremidade do cabo com rosca em borracha anti deslizante.
Este modelo em 6,77mts conta com 11 passadores Fuji, bem distribuídos de forma a conseguir levantar grandes pesos sem problemas distribuindo a força a exercer.
No elemento de ponteira tem 2 passadores de correr, no 2º elemento 1 e no 3º outro passador de correr, é precisamente nestes elementos que a cana vai fazer o maior esforço em levantar pesos tendo uma ação de curvatura de 2/3.
O porta carretos é também em fuji, com capacidade de para suportar sem oscilações um carreto de tamanho 6.000. 

Este modelo está ainda disponível em 4,85 e 5,82mts com poder de levantar peixes de 4kgs.

Impressões sobre a cana:
A pesca foi feita entre os 20/25 mts de altura, num dia sem vento e com mar entre os 1,50mts e os 2mts.
Nestas condições a cana demonstrou ser de fácil manuseio, sem se notar o peso das 685grs mantendo se sempre direita.
Capaz de lançar sem dificuldade uma boia tipo pião calibrado de 30grs ( melhores performances entre as 20 e 45grs segundo fabricante ).
Como foi referido anteriormente tem uma curvatura de 2/3 curvando até ao 3 elemento a recolher em altura.
Não é uma cana de ferragem rápida mas corresponde bem ao toque, trabalhando bem nas investidas dos Sargos.
É a meu ver uma boa cana para qualquer tipo de pescador que queira ter uma vara entre os 6 e os 7mts, de pesca muito fácil e agradável sem se notar o peso das 685grs, que aguente içar peixe sem auxilio de Cesto ou Xalavar, optima para pescas com estralhos finos.
Claro está que muito mais haverá para dizer sobre o comportamento em ação de pesca. Situações de pesca ao nível do mar com ondas e rebentação ,pescas com rochas que exijam trabalho esforçado, pescas mais brutas com linhas grossas etc.
Estas situações ficarão para próximas idas quando o mar permitir e estiverem condições reunidas.

A pesca:
Não foi dia de grande sacada, as águas apesar de algo mexidas estavam um pouco verdes, com água doce misturada destes últimos dias.
Os sargos também não colaboraram, devido talvez à ultima intempérie que devastou a nossa costa.
O pesqueiro foi bem engodado com cerca de 8kgs de Sardinha moída com areia fina e um pouco de água.
Sem sentir toque nos Caranguejos e nas Batatas, todas as capturas saíram com Gamba congelada.
Fica o registo das capturas:




Materiais utilizados:
Cana: Barros Cabo Mondego Evolution
Carreto: Shimano Stradic 8000Fh
Fios: Prosargos Titanium 0,23 / 0,25
Boia: Pião calibrado 35grs
Anzois. Hayabusa Fks 130 nº 4

Abraço
Pedro Batalha 

Carreto Barros REDIUM


Novo carreto Barros Redium.

Disponível nos tamanhos 5000 e 6000, é um carreto muito versátil para todas as pescas  onde é exigível uma superior robustez do pé.

Pesca com bóia, “spinning”, “light jigging”, “ledgering” e pesca embarcada em estuários, são exemplos de utilização para estes carretos.

O sistema “Hybrid Body Concept”, é um sistema híbrido entre o corpo em grafite e o pé em alumínio que dotam o carreto de um peso muito inferior ao normal e, em simultâneo, uma grande rigidez do pé. É esta rigidez que lhe confere uma muito maior estabilidade na cana, permitindo um enrolar da linha muito mais fácil e perfeito, dada a total ausência de torsão do pé do carreto, principalmente em utilizações com grande esforço.



A velocidade de recuperação de 5.1:1, só acrescenta maior força a todo o conjunto.

Bobine em alumínio, 11+1 rolamentos, rodizio anti-torsão da linha, “anti-reverse” imediato, manivela em alumínio “CNC”e punho cónico em “EVA” de alta densidade, são algumas das características dos Redium.

Mais informações em:www.barrosfishing.com/

Sargos entre amigos

Na companhia dos amigos e elementos pescatuga Nuno Costa, Pedro Batalha e Kiko fomos fazer a despedida de 2012 aos sargos.
Dia de mar na casa dos 4 metros e ausência de vento davam condições para uma boa jornada de pesca ao sargo à bóia. Maré de lua a meter muita água deixou-nos divagar e procurar pesqueiros diferentes para tentar uma sargalhada que nos pesqueiros habituais não tem dado grandes resultados. Eu e o Nuno optámos por uma zona a pescar alto e o Pedro e o Kiko inicialmennte numa zona perto da água e na fase final também a pescar alto. Infelizmente o mar não estava como desejávamos mas deixou pescar. Conseguimos que os sargos fossem entrando no pesqueiro escolhido e o dia até foi bastante agradável. No total dos 4 fizémos cerca de 60 sargos mas muitos pequenos e devolvidos. Ainda se perderam uns sargos bons a desferrar e um ou outro a partir.
Infelizmente só tenho fotos das minhas capturas mas aqui vos deixo os sargos que capturei e guardei.

Capturas de Sérgio Tente (12 das 19 capturas) O sargo maior de 900g e o resto entre as 400 e as 700g


As pescas dos restantes elementos Nuno, Pedro e Kiko apesar de não haver fotos foram parecidas com a minha.

Cumprimentos
Sérgio Tente

Novo template

Boas amigos,
Apresentamos o novo look de 2013 para o blog Pescatuga.
Esta será a base que iremos utilizar para partilhar as nossas aventuras de pesca.
Em breve traremos algumas novidades para o corrente ano e relatos que ficaram por publicar.
Esperamos que gostem, comentem e deixem a vossa vossa opinião, para podermos melhorar.


Abraço
pescatugateam

Pesca ao achigã - Tarde de sonho

Não é fácil nos dias que correm ir fazer uma jornada a uma barragem/açude/charca etc. que esteja aberto ao comum pescador e encontrar quantidade e principalmente qualidade.
Falo aqui da zona onde locais que no inicio deste ano estavam de sonho e que mais uma vez estão arrasadinhos de todo. A atitude continua a ser a mesma de enquanto sonharem um achigã dentro de água até por lá acampam e vai tudo mas adiante.
Num passeio que fiz com o meu pai para ir ver uns locais acabei por ir experimentar este açude e fui surpreendido com uma quantidade muito interessante de achigãs. Nesse dia em 3 horas senti perto de 30 peixes a grande maioria de peixes entre 400 e kg. No dia seguinte combinei voltar com o Nuno para tentar mais umas capturas e uns momentos que só esta especie pode proporcionar. Foi sem duvida uma tarde memorável com menos capturas que no dia anterior mas com capturas de exemplares muito interessantes. Sentimos entre 12 a 15 peixes. Capturei 4 que estavam acima de kg e outros 4 entre as 700g e o kg. Infelizmente tardes destas já são rarissímas e começam a ser exclusivas de locais privados e mesmo assim só de alguns.

Aqui ficam algumas fotos desta tarde 
 








Cumprimentos
Sérgio Tente
 

Pesca ao sargo - E voltou a falhar...e porquê!?

Depois de finalmente terem aparecido uns sargos já dignos desse nome mais uma vez e como no resto deste ano depressa se cançaram e tudo voltou ao normal.
Depois do relato dos ultimos sargos grandes realizei mais 3 jornadas no mesmo pesqueiro mas com condições bastante diferentes. Num dia apanhei a água muito acastanhada, noutro águas lindas mas um vento muito forte no limite do impescável que nunca deixou trabalhar a pesca no local onde possivelmente poderia desentocar um peixe com o isco e noutro dia mar com águas abertas onde se via o fundo por todo o lado. Muito provavelmente por não ter encontrado condições idênticas acabei por não ter conseguido os resultados pretendidos.
Mas nestas coisas da pesca à bóia tem que haver sempre um plano B e se necessário um plano C, D por aí em diante. Na primeira das jornadas que aqui relato falo do dia seguinte ao das capturas dos sargos grandes. Neste dia mares na casa dos 3 metros e ventos de SW de 35km/h com rajada  de 45km/h. De facto o mar estava muito mexidão, com uma oxigenação perfeita, azulão com tudo para meter uns sargos grandes a grande questão é que o canal onde realizei as capturas anteriores fica afastado cerca de 30 metros  e com o vento que estava nem com muito boa vontade lá conseguia meter o pião e mesmo quando caia na zona vinha "de mota" para a margem. Como já sabia que seria assim ou pelo menos parecido levei um bom engodo e tentei encostar o peixe. Díficil pois o pesqueiro tem uma maneira de "correr" manhosa e o engodo anda às voltas acabando sempre por escoar pelos canais fundos (o que é o normal) mas isso afastava o engodo demasiado da zona onde poderia andar peixe e desta forma ainda acabaria por estragar mais o dia tirando o peixe de um local inacessível para outro igual ou pior já que o mais provável era se o sargo entrasse ao engodo iria para fora atrás e aí nada a fazer. Acabei por engrossar muito o engodo, engodar a seco e tentar apanhar os peixes que ali entrassem alvorando o isco numa zona com muito pouca profundidade e no limiar da rebentação. Por incrível que pareça com um mar forte e com "cara" de peixe grande só me entravam sargotes de palmo e menos mas a certa altura cada lançamento pendurava imediatamente um. Mudar de anzol, iscadas maiores e o resultado era o mesmo. Acabei por apostar num buraco fundo a pescar com batente pesado e só desta forma consegui meia duzia de sargos na casa das 500g estes sim já aproveitados.
Na segunda jornada na companhia do Nuno e do Antonio Julio escolhemos na mesma zona 3 pesqueiros diferentes. Eu voltei à base e como as águas estavam barrentas confesso que perdi logo a moral. Primeiro pesqueiro deu-me 3 capturas de rajada de sargos bonitos mas com a "ganga" do mar tive que abandonar o local não fosse alguma massa de água varrer-me. Não faltou muito pois passados alguns minutos se de lá não tenho saído não sei muito bem....Neste dia o mar estava a crescer de 2.4 para 4 metros e apesar de não ter chegado a crescer tanto ganhou uma força muito considerável. Céu tapado e pouco vento neste acabaram por não fazer a diferença já que as águas escuras até pediam um bocadinho de sol para ajudar. Já no pesqueiro do Nuno mais 2 sargos e a confirmação de que as "tábuas" já por ali não andavam. Muitas vezes consegui passar i isco pelos canais onde tinha realizado boas capturas e se não estavam secos parecia.
Na ultima jornada neste local quis fazer a experiência de mesmo com mar mais parado e águas abertas tentar ver se os buracos lá tinham alguma coisa ou se afinal era mesmo só peixe de corso e se era ou não residente ali. Recordo que alguns dos sargos maiores neste local eram negros e não "salpicados" (sargo de arribação). Foi mais um dia de fiasco com muita captura de peixe pequeno e nos canais só uma safia de 700g e um sargo de 600g de resto uma mão cheia de sarguetas pequenas como é obvio devolvidas. Neste dia mar na casa de 1.6m com ausência de vento. Céu aberto e águas lusas....tudo de mau para pescar ao sargo ;) mas só experimentando e tirando conclusões é que se vai consolidando o saber. Quem pensa que já sabe tudo está no mau caminho e eu sinto que ainda tenho muito mas muito para aprender com o mar.
Até ao lavar dos cestos há vindima e eu até final do ano ainda quero fazer uma teca "daquelas".

Nestas jornadas nem tive muita vontade de tirar fotos mas as poucas que tirei com o telemovel partilho aqui convosco.


O pião em acção num dia negro mas de águas lindas...faltou o peixe grande

 
 
Lá foram saindo uns sargotes (poucos) deste lote, 6 todos irmãos

 
Escostado estava bem bonito mas as sarguetas monopolizavam completamente o local

 
Simplesmente lindos (até custa a acreditar que exista quem não devolve estas maravilhas). Foram mais de 30 deste lote que com todo o cuidado voltaram ao seu habitat para mais tarde me darem alegrias

 
Com mares destes não é fácil encostar peixe grande. Quem sabe com isco vivo teria sido diferente.....

 
A unica pesca que mereceu foto com um sargo de 900g e os outros de 500/600g


Melhores diram virão...quando é que não se sabe.

Cumprimentos
Sérgio Tente

Pesca noturna aos Sargos com Robalos

Boas amigos
Numa destas noites entre algum frio, chuva e vento com os mares grandes e alterados, eu e o Nuno decidimos tentar uma pesca para desanuviar e contrariar todas as condições climáticas.
Com luar encoberto pela grande quantidade de nuvens e o mar com ondulação grande e incerta era o cenário que tínhamos pela frente.
Para o engodo apenas Sardinha moída e areia fina para tornar mais pesado e pastoso para aguentar mais tempo no pesqueiro.
Iscámos com Sardinha em lombo com e sem pele, e com nacos bem generosos, para o caso dos peixes não estarem virados para a Sardinha levámos também Gamba congelada.
O resultado não foi excepcional mas deu alguns Sargos a rondar as 700grs e 2 Robalotes para o Nuno.




Materiais utilizados:
Canas Tica Taurus 6mts
Carretos Shimano Twinpower 6000 e Shimano Spheros 8000PG

Abraço
Pedro Batalha


Robalos e bailas - Mais uma sessão de spining ligeiro

Aproveitando mais um amanhecer tranquilo, de mar calmo e sem vento aproveitei para uma spinadela utlilizando mais uma vez materiais suaves e leves. Pequenas minows e vinis foram os escolhidos. Num tipo de pesca muito parecido com a pesca ao achigã lá vão aparecendo alguns resultados interessantes e o nascer do dia mais uma vez demosnstrou ser quase infalível. Bastantes capturas, muitas delas pequenas e devolvidas e outras já interessantes mas mais uma vez com ausência de um "daqueles". De qualquer forma deu para "matar o vício".

Uns robalotes bonitos e algumas bailas



Cana prosargus tsunami (achigã) de 1.80m e carreto shimano rarenium 4000, vinil com cabeçote 9gr


Cumprimentos
Sérgio Tente

Aos Barbos e Luciopercas


Boas amigalhaços.
Mais uma incursão à procura dos grandes Barbos e das lindas e gostosas Luciopercas.
Saiu de tudo...um dia muito porreiro e com as condições favoráveis para as Luciopercas. 
O dia coberto com nuvens e algumas aberturas, chuva durante a hora central e vento no final da tarde com a água meio turva e com a temperatura sempre a rondar os 21ºC.
As amostras mais produtivas, foram os Cranks a imitar os alburnos, o prato predileto dos gr.Barbos


O resultado, foi que o peixe estava com uma atividade (media alta).
No total do dia capturei 8 peixes, quatro da parte da manhã, (3 Barbos e 1 Lucioperca) e mais quatro de tarde, (2 Barbos e 2 Luciopercas).
.
Como não podia deixar de ser, a maior parte dos Barbos foram libertados com vida, digo a maior parte porque dois deles serviram logo para o nosso almoço
As luciopercas vieram com o pessoal para fazer o gosto ao tacho.
Espero que gostem das fotos.
Um gr.abraço.
Valter Cabral

Pesca ao sargo - Finalmente bom peixe

Como já tinha dito a muita rapaziada com quem tenho falado a ausência de temporais, mares brutos e "a partir" era mais um dos fatores que tem andado a fazer o peixe grande não aparecer com regularidade. Como houve muita fartura de alimento este ano nomeadamente de pilado muito do peixe anda afastado da costa. É obvio que também estamos a falar de um ano atípico tal qual o ano passado em que o peixe andava por todo o lado com todas e qualquer condições de mar. Este ano provavelmente não aquecerá muito em termos de capturas de qualquer forma acho que até final do ano quem estiver com vontade de enfrentar dias duros ainda poderá ter algumas boas surpresas.
Escolhi um dia de viragem de tempo com mar na casa dos 3 metros e maré de amplitude grande (3.70 m.c.) e fui à procura deles. Claro que sozinho é sempre mais chato ir à pesca mas por outro lado é mais fácil inventar e seguir a nossa crença. As condições que encontrei eram um misto de águas lindas, azulonas oxigenadas mas com sets de vagas muito grandes que tornavama a pesca à bóia quase impossível. O mar rebentadão fez-me acreditar que num local já há muito pensado com estas condições seria um bom dia para tira-teimas.
Falésia descida, montagem preparada e nos primeiros 10 lançamentos meia duzia de capturas de sargos palmeiros.."Mau mas nem com um mar destes aparece um peixe maior", foi logo este o meu pensamento. Desmoralizei um pouco confesso mas depressa me passou. No mesmo local das capturas anteriores um toque de bóia ao fundo, ferragem e pelo facto de os peixes anteriores serem pequenos tinha o carreto travado, arranca um peixe grande que na escoa forte nem tempo me deu para reagir, animou pois claro e na presença de bons exemplares iscadas a condizer. Volto a ferrar outro sargo grande numa zona de caneiro fundo mas desta vez depois de alguma luta não o consigo fazer passar por cima de um lajão e numa vaga grande parte. Começo a pensar que afinal poderá ainda tornar-se numa boa jornada de pesca mas as coisas estão um bocado embruxadas. Falta treino com os peixes grandes pensei eu cá para mim. Mudo o estralho, aumento o seu tamanho e dou mais liberdade ao isco calibrando de forma a que o sargo velho possa comer mais tranquilamente sem desconfiar. Tenho a sorte de no lançamento seguinte de imediato passar o isco dentro do caneiro que não tem mais de 1 metros de largura e voltar a conseguir ferrar um bom sargo que nas calmas deixei passear e fazer quase tudo o que lhe apeteceu, depois foi metê-lo a seco e içar aquele que foi o maior do dia com 1.400g. Resumiu-se o resto da jornada a esta metodologia e foram aparecendo alguns bons exemplares com algumas sarguetas pelo meio que mesmo com iscadas enormes de vez em quanso lá se penduravam no anzol. Foram 8 os sargos que partiram ou desferraram salientando um desses exemplares que tive aos pés depois de uma luta fantástica e de o ter passado por um local quase impossível acabou com encovar quando já me preparava para o içar.....já rendido à tona de água estou convencido ser um exemplar na casa do 1.700g, negro que no ultimo folego acabou por ser um vencedor justo. Devolvi cerca de 15 sargos palmotes e quanto aos que guardei 8 sargos e 1 safia totalizaram 7kg o que para os dias que correm não foi nada mas mesmo nada mau. Bendito mar grande que tanta falta fazia.
Foi a estreia da Tica Taurus FLX 6m a içar peixe grande e com sempre "aquela cana de sonho". A vara é igual ao modelo anterior mas com acabamentos de mais qualidade. Mais do mesmo...mantem-se a qualidade e o pescador agradece.

Aqui fica a foto dos 2 maiores exemplares (1.4kg e 1.3kg)
 


O Total desta jornada (9 peixes, 7kg)
 


Cumprimentos
Sérgio Tente