Sérgio Tente

Pesca aos Sargos

Agradecimento

Pesca aos Sargos, Robalos e Douradas

Francisco Santos

Pesca com Sardinha

Douradas

Pesca à boia ás Douradas

Achigãs

Pesca de margem aos predadores de águas interiores

Robalos e bailas - Mais uma sessão de spining ligeiro

Aproveitando mais um amanhecer tranquilo, de mar calmo e sem vento aproveitei para uma spinadela utlilizando mais uma vez materiais suaves e leves. Pequenas minows e vinis foram os escolhidos. Num tipo de pesca muito parecido com a pesca ao achigã lá vão aparecendo alguns resultados interessantes e o nascer do dia mais uma vez demosnstrou ser quase infalível. Bastantes capturas, muitas delas pequenas e devolvidas e outras já interessantes mas mais uma vez com ausência de um "daqueles". De qualquer forma deu para "matar o vício".

Uns robalotes bonitos e algumas bailas



Cana prosargus tsunami (achigã) de 1.80m e carreto shimano rarenium 4000, vinil com cabeçote 9gr


Cumprimentos
Sérgio Tente

Aos Barbos e Luciopercas


Boas amigalhaços.
Mais uma incursão à procura dos grandes Barbos e das lindas e gostosas Luciopercas.
Saiu de tudo...um dia muito porreiro e com as condições favoráveis para as Luciopercas. 
O dia coberto com nuvens e algumas aberturas, chuva durante a hora central e vento no final da tarde com a água meio turva e com a temperatura sempre a rondar os 21ºC.
As amostras mais produtivas, foram os Cranks a imitar os alburnos, o prato predileto dos gr.Barbos


O resultado, foi que o peixe estava com uma atividade (media alta).
No total do dia capturei 8 peixes, quatro da parte da manhã, (3 Barbos e 1 Lucioperca) e mais quatro de tarde, (2 Barbos e 2 Luciopercas).
.
Como não podia deixar de ser, a maior parte dos Barbos foram libertados com vida, digo a maior parte porque dois deles serviram logo para o nosso almoço
As luciopercas vieram com o pessoal para fazer o gosto ao tacho.
Espero que gostem das fotos.
Um gr.abraço.
Valter Cabral

Pesca ao sargo - Finalmente bom peixe

Como já tinha dito a muita rapaziada com quem tenho falado a ausência de temporais, mares brutos e "a partir" era mais um dos fatores que tem andado a fazer o peixe grande não aparecer com regularidade. Como houve muita fartura de alimento este ano nomeadamente de pilado muito do peixe anda afastado da costa. É obvio que também estamos a falar de um ano atípico tal qual o ano passado em que o peixe andava por todo o lado com todas e qualquer condições de mar. Este ano provavelmente não aquecerá muito em termos de capturas de qualquer forma acho que até final do ano quem estiver com vontade de enfrentar dias duros ainda poderá ter algumas boas surpresas.
Escolhi um dia de viragem de tempo com mar na casa dos 3 metros e maré de amplitude grande (3.70 m.c.) e fui à procura deles. Claro que sozinho é sempre mais chato ir à pesca mas por outro lado é mais fácil inventar e seguir a nossa crença. As condições que encontrei eram um misto de águas lindas, azulonas oxigenadas mas com sets de vagas muito grandes que tornavama a pesca à bóia quase impossível. O mar rebentadão fez-me acreditar que num local já há muito pensado com estas condições seria um bom dia para tira-teimas.
Falésia descida, montagem preparada e nos primeiros 10 lançamentos meia duzia de capturas de sargos palmeiros.."Mau mas nem com um mar destes aparece um peixe maior", foi logo este o meu pensamento. Desmoralizei um pouco confesso mas depressa me passou. No mesmo local das capturas anteriores um toque de bóia ao fundo, ferragem e pelo facto de os peixes anteriores serem pequenos tinha o carreto travado, arranca um peixe grande que na escoa forte nem tempo me deu para reagir, animou pois claro e na presença de bons exemplares iscadas a condizer. Volto a ferrar outro sargo grande numa zona de caneiro fundo mas desta vez depois de alguma luta não o consigo fazer passar por cima de um lajão e numa vaga grande parte. Começo a pensar que afinal poderá ainda tornar-se numa boa jornada de pesca mas as coisas estão um bocado embruxadas. Falta treino com os peixes grandes pensei eu cá para mim. Mudo o estralho, aumento o seu tamanho e dou mais liberdade ao isco calibrando de forma a que o sargo velho possa comer mais tranquilamente sem desconfiar. Tenho a sorte de no lançamento seguinte de imediato passar o isco dentro do caneiro que não tem mais de 1 metros de largura e voltar a conseguir ferrar um bom sargo que nas calmas deixei passear e fazer quase tudo o que lhe apeteceu, depois foi metê-lo a seco e içar aquele que foi o maior do dia com 1.400g. Resumiu-se o resto da jornada a esta metodologia e foram aparecendo alguns bons exemplares com algumas sarguetas pelo meio que mesmo com iscadas enormes de vez em quanso lá se penduravam no anzol. Foram 8 os sargos que partiram ou desferraram salientando um desses exemplares que tive aos pés depois de uma luta fantástica e de o ter passado por um local quase impossível acabou com encovar quando já me preparava para o içar.....já rendido à tona de água estou convencido ser um exemplar na casa do 1.700g, negro que no ultimo folego acabou por ser um vencedor justo. Devolvi cerca de 15 sargos palmotes e quanto aos que guardei 8 sargos e 1 safia totalizaram 7kg o que para os dias que correm não foi nada mas mesmo nada mau. Bendito mar grande que tanta falta fazia.
Foi a estreia da Tica Taurus FLX 6m a içar peixe grande e com sempre "aquela cana de sonho". A vara é igual ao modelo anterior mas com acabamentos de mais qualidade. Mais do mesmo...mantem-se a qualidade e o pescador agradece.

Aqui fica a foto dos 2 maiores exemplares (1.4kg e 1.3kg)
 


O Total desta jornada (9 peixes, 7kg)
 


Cumprimentos
Sérgio Tente
 
 

Por fim alguns Sargos

Boas amigos
Como tem sido hábito este ano, e como diz o velho ditado "o que parece nem sempre é" e assim foi mais uma vez.
Com umas condições de mar fabulosas com a águas azuis  e bem oxigenadas, e o mar sem muitas quebras entre ondas.
Muito pouco peixe dava sinal e os que apareciam eram de lote pequeno e maioritariamente para devolver.





A pesca foi feita com Gamba congelada.
Material utilizado:
Cana Barros Força 4
Carreto: Daiwa BG60
Anzois: Hayabusa nº4
Fios: Multi Banax no carreto e Fluocarbonos Máxima

Abraço
Pedro Batalha

Pesca ao sargo em dia de chuva

Como é sabido por todos este ano teima em não ser um ano de grandes pescarias ao sargo. Aqui ou ali lá vai aparecendo uma boa pesca mas regra geral está fraco. Aparece peixe mas na maioria pequeno e assim como aparece desaparece.
De qualquer forma ir ao mar fazer uns lançamentos é sempre motivo de satisfação quer haja ou não peixe.
Na companhia do Nuno e do António Julio lá se fez mais uma manha de pesca à bóia ao sargo. Marés cedo e mar com boas condições ainda nos fizeram acreditar que seria um belo dia para uma sargalhada como deve de ser, mais uma vez nada mais errado. Apareceram uns sargos é verdade e deu para aproveitar alguns mas nada de especial. Também bastante peixe juvenil devolvido e a "dizimar" tudo quanto é isco.
Valeu pela manhã que foi bem molhada e para ser sincero já tinha saudades de uma boa chuvada para refrescar a alma.

Aqui fica a foto das nossas capturas


Cumprimentos
Sérgio Tente