Pesca ao sargo - Exemplares e retrospetiva 2011

Bem mais vale tarde do que nunca portanto gostaria de fazer aqui uma pequena retrospetiva de 2011. Como a disponibilidade não tem sido muita ainda não me tinha decidido a abordar este assunto mas aqui vai.
O ano de 2011 foi um ano bastante positivo no que toca à captura de sargos. Foi um ano em que houve abundância e também um ano de grandes exemplares.
No inicio do ano com mares grandes e tormentas os sargos sairam em força e encostaram com regularidade para se alimentarem. Com mares de 3, 4, 5 metros os pesqueiros indicados para estes mares produziram pescas de grande qualidade com sargos de bom porte em quantidade muito razoável.
Entre Maio e Outubro, altura em que as águas se encontram com temperaturas excelentes para que o sargo encoste e se fixe nos pesqueiros que mais frequento habitualmente mais uma vez tivémos condições de excelência em muitas ocasiões. Apesar de ter sido um ano algo ventoso principalmente no verão as condições de pesca estiveram quase sempre boas com a água a boa temperatura, mares no ponto, bem oxigenados e com dias de ceu tapado que ajudaram a que nesta fase se tivessem conseguido pescas fantásticas em quantidade mas quase sempre com grandes exemplares pelo meio.
Não foi raro aparecerem sargos na casa do 1.5kg e maiores mas mesmo assim não consegui passar 1.8kg que foi o meu maior exemplar de 2011 não conseguindo bater o meu atual record de 2kg em 2010. Terei tido essa hipotese numa jornada com o Nuno Costa em que ferrei um sargo na casa dos 2.5kg mas que por falta de cesto nessa jornada foi completamente impossível içar pois estava a pescar a cerca de 30 metros de altura.
Nos meses de Outono e Inverno até ao final de 2011 os sargos continuaram a encostar e mais uma vez boas capturas foram acontecendo.
Em suma foi um ano em que durante 12 meses houve sempre onde fazer pescas ao sargo e quase sempre com resultados. Claro que os km´s feitos são incontáveis e desde a costa vicentina até à Galiza muitos foram os locais onde se fizeram pescarias procurando sempre as melhores condições e seguindo os conhecimentos que se tem adquirido ao longo dos anos para com isso estudar os habitos dos peixes.
Duvido que 2012 venha a ser um ano igual mas para já vai sendo fraco apenas com uma ou outra jornada de qualidade mas já com alguns belos exemplares. Faltaram tormentas e mar grande nestes primeiros três meses do ano, agora vamos ver o que nos espera.
Agradeço também a companhia nestas jornadas à rapaziada do Pescatuga pois muitas vezes o prazer de pescar não seria o mesmo sem os grandes momentos de pesca que vamos passando juntos.

Deixo-vos um apanhado de alguns bonitos exemplares capturados em 2011





Estes sargos foram todos capturados pescando à boia


Cumprimentos

Sérgio Tente

11 Fazer comentário:

Anónimo disse...

Boas Sergio,
lindos sargos que apanharam. Posso-te dizer que para mim o ano 2011 foi o melhor ano de sargos que alguma vez tive. Apanhei muitos sargos grandes (bati o meu record, agora está nos 1.6kg) e em boas quantidades. Mas quase por todo lado aqui na zona centro foi esse o caso. Os sargos que sairam, eram quase todos de boa qualidade. Esperamos que este ano seja igual ou melhor. A ver vamos... por enquanto ainda não encostaram em força. Apanha-se um ou outro, mas eles estão quase a chegar... e eu desertinho... hehe... Abraço e boa continuação

Ricardo Ferreira

Ramón Montenegro disse...

Muy buenos sargos Sergio. Un saludo, artista.

Sérgio Tente disse...

Boas Ricardo,

Não vai igual de certeza mas esperemos que seja razoável.

Abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Ramon,

Muito obrigado pelo comentário.

Grande abraço

PêJotaFixe disse...

Viva, Sérgio!
Grandes fotos de familia! eheheheheh
2011 foi um ano razoável de peixe, comparativamente com outros anos em que houve pouco peixe e em anos de muito peixe. Por isso considero um ano normal. 2012, a ver vamos. Os indicadores não são nada animadores, a não ser que haja uma reviravolta. Aguardemos.

Saúde, da boa ; ))

Sérgio Tente disse...

Boas Paulo,

Aqui pela zona foi melhor do que nos anos anteriores principalmente relativamente a peixe grande.
Este ano realmente não vai plo bom caminho mas vai dando para desenrascar. Eu é que cada vez tenho menos disponibilidade para ir à pesca e ver se eles lá andam.

Grande abraço

Sergio Fernandes disse...

Olá sergio
também achei o ano 2011 um belo ano para os sargos até um bocado fora do normal , foi um ano muito gratificante .
abraço

Sérgio Tente disse...

Boas Sérgio,

Sim foi um ano muito gratificante. Esperemos que este ano seja parecido.

Abraço

Nuno Rodrigues disse...

Muitos parabéns pelos troféus caro amigo! Já não consegues espantar ninguém com a quantidade e a qualidade do peixe… já é uma rotina que nos apresentas ;) eheh
Abração e que este ano te corra de igual forma ou melhor se possível

Sérgio Tente disse...

Boas Nuno,

Obrigado pelo teu comentário-
Espero que este ano as coisas de facto nos corram bem e espero também poder usufruir da tua companhia em algumas jornadas.
Este ano para mim vai ser bastante diferente até porque tenho muito menos disponibilidade e quando tiver espero muito mais poder passar um belo dia com amigos do que propriamnet fazer grandes pescas, se acontecer otimo.

Um grande abraço para ti meu Amigo

Josiño disse...

Non te podes queixar do ben que se che deu a pesca do sargo.
Noraboa.
P.D: Moitas gracias polo teu comentario, referente á Verdema.
Agora xa sei de que peixe se trataba.
Saúdos